Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Bordadeiras de Canoas expõem trabalhos no Theatro São Pedro

Publicação:

Uma exposição com diversos produtos confeccionados pelas artesãs dos Projetos do Grupo de Bordadeiras e Projeto Canoa, como almofadas, panos de prato, lençóis, colchas, chaveiros, colares, pulseiras, brincos, bolsas, e outros, está disponível para visitação no Theatro São Pedro. A promoção é do Movimento Ação por Canoas - Maca - presidido pela primeira-dama de Canoas, Thaís Penna, e do Projeto Canoa, dirigido por Camila Ferraz.

O objetivo da exposição, segundo Thaís e Camila, é mostrar o trabalho das artesãs de Canoas para outros públicos, principalmente divulgar e comercializar para lojistas. Dezesseis empresários e possíveis compradores já agendaram a visita.

Conheça os projetos
O projeto Canoa conta com um grupo de artesãos para confeccionar peças e acessórios, feitos a partir de resíduos derivados do petróleo. O projeto é uma parceria da Petrobras, Sebrae/RS e Maca. Além de gerar empregos, é um projeto voltado ao meio ambiente. O grupo é formado por 15 mulheres e os produtos são vendidos em feiras, para lojistas e pela internet no blog www.projetocanoas.blogspot.com.

O grupo Bordadeiras de Canoas surgiu a partir do projeto Bordando o Brasil, promovido em 2009, pelo Maca em parceria com a Fundação Banco do Brasil. Foram no total sessenta mulheres qualificadas que aprenderam a arte de bordar.

O Maca tem como missão estimular a transformação de vidas por meio da qualificação profissional e resgatar a autoestima das mulheres, gerando renda. Hoje são 35 mulheres que integram o grupo. Os produtos já são comercializados na loja Casa de La Madre, no shopping Moinhos de Vento, em Porto Alegre, e no site www.macacanoas.com.br

Texto: Asscom Sedac
Edição: Redação Palácio Piratini, (51) 3210.4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul