Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Brasil sediará edição da South Summit em 2022

Capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre vai ser a primeira cidade brasileira a receber a feira de inovação

Publicação:

51557648883 fc486a1bec k
Governador Eduardo Leite e o prefeito Sebastião Melo logo após o anúncio de que o próximo destino da feira será o Brasil - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

O Brasil será a próxima parada da South Summit. O anúncio de que a edição de 2022 da maior feira de inovação do Sul da Europa será realizada em Porto Alegre foi dado nesta quarta-feira (6/10) durante o segundo dia da South Summit 2021, em Madri, na Espanha, com a presença do governador Eduardo Leite e do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo.

“Essa colaboração que o governo do Estado e a prefeitura de Porto Alegre ajuda a criar um ambiente muito bom. Temos universidades, empresários que estão aqui na missão conosco em Madri, e estamos todos colaborando mutuamente para fazer com que o RS seja cada vez mais referência em inovação. Temos 6% da população do Brasil, mas 12% dos doutores, as melhores universidades, a melhor universidade pública do país e duas das melhores universidades privadas, de acordo com o Ministério da Educação. É um ecossistema perfeito para a inovação, e a chegada da South Summit só comprova e reforça isso”, disse o governador.

51558103639 26f41acd4c k
"A colaboração entre o governo do Estado e a prefeitura de Porto Alegre ajuda a criar um ambiente muito bom", disse Leite - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

A edição brasileira da South Summit, maior feira de inovação do Sul da Europa, será realizada em março do próximo ano.

"Estamos muito felizes porque é uma negociação que começou em 2019, no primeiro ano do governo. Buscamos prospectar eventos que pudessem coroar nossa estratégia de inovação. Sempre falo que o RS tem orgulho muito grande do passado, olhamos com alegria, respeito e admiração pelo o que se soube fazer no RS, mas a gente vive de futuro, e precisamos conectar nosso Estado com o futuro. E o futuro está nesta colaboração, e essas feiras têm essas características. E levar uma feira com essa bandeira, que já tem essa consolidação, vai nos ajudar a associar nossas redes de inovação do RS com esse ecossistema já consolidado daqui, e isso será uma alavanca para tornar o RS uma potência e referência mundial em inovação", reforçou Leite.

Concluir as tratativas da realização de uma edição da feira em Porto Alegre era o principal objetivo da missão governamental internacional do governo do Estado, que começou no sábado (2/10) e se encerra no próximo sábado (9/10). Depois de três dias em Madri, Leite segue nesta quarta (6) para Barcelona, também na Espanha e, na quinta (7/10), para Toulouse, no sul da França.

De acordo com o prefeito Sebastião Melo, a chegada da South Summit ao Brasil marca a cooperação entre os dois países. “A South Summit encontrará um ambiente muito favorável em Porto Alegre. Temos muito talento e um grande corpo de inovação, tecnologia e empreendimento. Além disso, tomamos a decisão de criar um ambiente amigável para a nova economia, reduzindo impostos, burocracia, a máquina pública e acelerando a abertura de novos negócios. Nossa cidade é acolhedora e conta com excelentes espaços de lazer, gastronomia, cultura e entretenimento. Ao lado do governo do Estado e das universidades, realizaremos uma edição histórica”, garantiu Melo.

A realização da feira em Porto Alegre faz parte da intenção do governo do Estado, com apoio da prefeitura da capital, de transformar o RS em uma referência em inovação, acelerando empreendimentos, ampliando a visibilidade e o networking internacional e criando uma ponte de colaboração e conexão entre o Brasil e a Europa.

51556687387 dd3903bea1 k
Anúncio da próxima realização foi feito no segundo dia da South Summit 2021, em Madri - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

No final de setembro, o governo do Estado anunciou o investimento de R$ 112,3 milhões no ecossistema de inovação, dentro do programa Avançar na Inovação. O projeto envolve editais para pesquisa, criação de ambientes férteis para a inovação e o desenvolvimento de novas tecnologias, sobretudo associando inovação e novos empreendimentos.

A South Summit é amplamente reconhecida como a plataforma global para inovação e conexões de alto valor. Sediada em Madri, estende a rede de conexão para o resto do mundo, sendo uma das principais conferências do Sul da Europa. O evento ocorre de 5 a 7 de outubro na capital espanhola.
Durante esse período são esperados 1,2 mil investidores, 6,8 mil startups e 6,77 mil empresas. Ao longo dos três dias, serão 650 painelistas de 124 países. A estimativa é de que cerca de US$ 130 bilhões sejam movimentados entre investimentos e acordos.

Visita à Iberdrola

Antes de ir à South Summit nesta quarta-feira (6), o governador visitou a sede da Iberdrola, empresa que atua na distribuição de gás natural e na geração e distribuição de energia elétrica. Os secretários Artur Lemos (Casa Civil), Luiz Henrique Viana (Meio Ambiente e Infraestrutura) e Leonardo Busatto (Parcerias), além do superintendente da Portos RS, Fernando Estima, também participaram da reunião.

“A Iberdrola tem participação em linhas de transmissão, então, estamos apresentando oportunidades, porque devemos levar à edital público a instalação de torres na Lagoa dos Patos. A empresa já trabalha nesse projeto, que pode liberar até 3 gw de energia em uma área que deve ser de 800 quilômetros quadrados. É um projeto de médio e longo prazo. Percebo, aqui, que as empresas têm buscado oportunidades mais fáceis para empreender, mais ágeis. Não é um problema exclusivo do Brasil, mas faz com que eles busquem projetos que sejam mais facilmente executáveis”, afirmou Leite.

51556776042 6022be3195 k
Armando Martínez, diretor de Negócio de Redes do Grupo Iberdrola, foi um dos executivos da empresa com quem Leite teve reunião - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

A Iberdrola controla a Neoenergia, segunda maior empresa brasileira de energia em número de clientes, que atua em 18 Estados e no Distrito Federal. O governador esteve na sede da empresa, no Rio de Janeiro, na metade de setembro.

Também em setembro deste ano, a Neoenergia iniciou a mobilização para a construção da linha de transmissão Lagoa dos Patos entre os municípios de Rio Grande e Eldorado do Sul. O empreendimento vai contribuir para o escoamento da geração eólica e reforçar o sistema elétrico na região Sul gaúcha. A licença de instalação foi concedida no início de agosto de 2021 pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), autorizando as obras.

Visita à Fruit Attraction

51556751722 465932ee8d k
Leite visitou o stand da Frutas do Brasil, na Fruit Attraction 2021, segunda maior feira do segmento na Europa, em Madri - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

Entre a visita à Iberdrola e a ida à South Summit, Leite fez uma rápida visita ao stand da Frutas do Brasil, na Fruit Attraction 2021, a segunda maior feira do segmento na Europa. O governador visitou o stand organizado pela Associação Brasileira de Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

A Abrafrutas é uma associação sem fins lucrativos com o objetivo de representar e promover a indústria frutícola brasileira no mercado internacional.

Barcelona e Toulouse

Ainda nesta quarta (6), o grupo se desloca para Barcelona, também na Espanha. Ao chegar, Leite será recebido pelo cônsul-geral do Brasil em Barcelona, Clemente de Lima Soares. Na quinta-feira (7/10), a comitiva fará uma visita à Generalitat de Catalunya, a sede do governo, e participará de reunião com a Agencia por la Competitividad de la Empresa de la Generalitat de Catalunya. Por fim, visitará a sede da Fundació Catalana de l'Esplai (Fundesplai).

E na sexta-feira (8/10), a comitiva governamental estará em Toulouse, no sul da França, para conhecer as instalações do Centro Europeu de P&D da Transportation Technologies (HyperloopTT).

Texto: Suzy Scarton
Edição: Marcelo Flach/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul