BRDE financia R$ 31,5 milhões para ampliar mineração de carvão em Candiota

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL 12.04.2017: Nesta quarta-feira(12), o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE e a Seival Sul Mineração Ltda. celebraram o contrato de financiamento, no valor de R$ 31,58 milhões, de um investimento total de R$
Assinatura no Palácio Piratini teve a presença do governador Sartori e do secretário Fábio Branco - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

O Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Seival Sul Mineração assinaram, nesta quarta-feira (12), um contrato de financiamento no valor de R$ 31,58 milhões. A ação faz parte de um investimento total de R$ 86,32 milhões para implantar a unidade de extração e beneficiamento de carvão da Mina do Seival, em Candiota, na Região da Campanha. A assinatura aconteceu no Palácio Piratini e teve a presença do governador José Ivo Sartori e do secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco.

Com capacidade de produção de 2,82 milhões de toneladas por ano, a Mina do Seival criará cerca de 217 empregos diretos ao longo de 25 anos. Com o avanço da obra, a expectativa é que mais 1,8 mil empregos diretos sejam gerados. "O Estado tem que ser um facilitador para quem quer investir e auxiliar o Rio Grande do Sul a crescer. Este passo que damos hoje representa muito mais que um investimento, mas a valorização de uma riqueza, de uma matéria-prima que gera emprego e renda para inúmeras regiões", destacou o governador.

Branco ressaltou que os gaúchos precisam de mais iniciativas como esta. "Hoje, comemoramos uma grande conquista para o setor, porém, já olhamos para o futuro. Estamos desenvolvendo programas e ações para melhorar o aproveitamento do carvão, pois estes são alguns fatores que auxiliarão o Estado a voltar a crescer economicamente", afirmou.

Para o diretor-presidente do BRDE, Odacir klein, além de formar matéria-prima e gerar emprego, a obra vai incentivar a movimentação industrial e esquentar a economia brasileira. "Estamos estimulando a geração de energia no país. Ou seja, é um ato significativo na movimentação econômica neste momento tão difícil para o Brasil", avaliou.

Segundo o presidente da Seival Sul, César Weinschenck de Faria, a unidade vai aumentar a qualidade da produção de carvão. "Nosso foco é utilizá-lo da melhor maneira e isso será possível com a ampliação dos trabalhos", explicou.

Em relação ao minério extraído na Mina do Seival, o produto será destinado à operação da Usina Termelétrica Pampa Sul I, de propriedade da Engie Brasil Energia, que terá capacidade de 340 megawatt. A usina está classificada como tecnologia limpa do carvão por utilizar caldeira do tipo leito fluidizado circulantes, resultando em menores emissões de poluentes. O início da operação comercial está previsto para janeiro de 2019.

Setor carvoeiro

As termelétricas fornecem segurança e estabilidade ao sistema elétrico nacional, pois independem de condições climáticas para gerar energia. Das opções de insumos existentes, o carvão é o de menor custo e o de maior abundância. Atualmente, o Rio Grande do Sul possui cerca de 90% das reservas de carvão do Brasil. Em Candiota, se encontra a maior jazida do país, que corresponde a 38% das reservas nacionais.

A Seival Sul é da Copelmi Mineração, maior mineradora privada de carvão no Brasil, responsável por 80% do mercado industrial e 18% do mercado total. A companhia explora minas em Charqueadas, Minas do Leão, Butiá, Cachoeira do Sul, Arroio dos Ratos e Candiota. A Copelmi possui sistema de gestão ambiental certificado pela ISO 14001, norma que auxilia empresas a identificar, priorizar e gerenciar seus riscos ambientais como parte de suas práticas usuais.

Texto: Alessandra Pinheiro
Edição: Gonçalo Valduga/Secom