Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

BRDE Labs RS 2.0 lança programa que irá ampliar participação de startups no mercado

Projeto tem parceria do Tecnopuc, e pré-inscrições já estão disponíveis

Publicação:

BRDE Labs RS 2 0 lança programa que irá ampliar participação de startups no mercado   out25
Participantes do evento ressaltaram que inovação é central para o desenvolvimento econômico - Foto: Ascom BRDE

Com foco em aproximar startups de potenciais investidores e oferecer suporte para conquistar espaço no ambiente de negócios, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) lançou, nesta quinta-feira (30/10), um novo programa para empresas que já passaram por processos de aceleração. A iniciativa, que tem parceria com o Tecnopuc – Parque Científico e Tecnológico da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) –, foi apresentada no Tecnopuc Experience, festival de inovação e empreendedorismo organizado pela PUCRS, em Porto Alegre.

O BRDE Labs RS 2.0 já está disponível para a manifestação de interesse por parte das startups interessadas neste portal. O prazo vai até 10 de novembro. Já as inscrições efetivas ocorrem entre 20 de novembro de 2025 e 11 de janeiro de 2026. Serão apenas 20 vagas, e a relação das selecionadas será divulgada em janeiro. A abertura do programa está prevista para 9 de fevereiro, com a conclusão em agosto do próximo ano. 

“Estamos dando um novo passo no apoio às startups e reafirmando nosso compromisso com projetos de sustentabilidade e inovação, que estão no DNA do banco. A parceria com a melhor universidade privada do país é a garantia de sucesso ao programa”, afirmou o diretor-presidente do BRDE, Ranolfo Vieira Júnior. Ele ressaltou também a relevância do banco no financiamento à inovação, e lembrou o quanto o setor impacta o desenvolvimento da Região Sul.

Na avaliação do reitor da PUCSRS, Manuir José Mentges, o programa permitirá que a instituição, por intermédio do Tecnopuc, amplie sua contribuição em favor do desenvolvimento do ambiente de inovação. “Há uma convergência de propósitos visando atender aos anseios do setor produtivo, da pesquisa aplicada e da formação do talento empreendedor”, sintetizou.

O BRDE é vinculdado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec). O titular da pasta, Ernani Polo, ressaltou que incentivar a inovação é investir no desenvolvimento estadual. “O BRDE Labs RS 2.0 reforça o papel de destaque do Rio Grande do Sul na nova economia. Ao aproximar startups de investidores e do setor produtivo, estamos criando um ambiente fértil para que a inovação se transforme em negócios reais, empregos qualificados e desenvolvimento sustentável para o Estado”, disse.

O BRDE Labs RS 2.0 terá agrobusiness, saúde, indústria 4.0, logística, GovTech, meio ambiente e fintechs entre suas áreas prioritárias. Para o diretor de Planejamento do BRDE, Leonardo Busatto, a parceria representa um avanço em termos de fortalecimento do ecossistema de inovação. “O programa vem para preencher uma lacuna na jornada de quem empreende. O grande salto para a economia do Rio Grande do Sul ocorrerá por meio da inovação”, frisou.

Como vai funcionar

O programa contará com a participação de empresas que já atuaram como âncoras no programa de aceleração de startups que o BRDE desenvolve há seis anos. A partir da estratégia para potencializar a aplicação de soluções inovadoras em contextos reais, serão disponibilizados acesso aos fundos de investimentos e mentorias especializadas, sempre com a finalidade de fortalecer a competitividade das startups no mercado e gerar novos negócios para a economia da região.

Texto: Ascom Sedec e Ascom BRDE
Edição: Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul