Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Brigada Militar aposta em tecnologia e inteligência artificial para combater o crime

Com ajuda de câmeras, o sistema detecta automaticamente situações suspeitas e envia alertas em tempo real às viaturas

Publicação:

Centro Integrado de Operações e Emergência da Brigada Militar
No Centro Integrado de Operações, policiais monitoram imagens enviadas por câmeras de segurança e corporais - Foto: Matheus Martins/Brigada Militar

A Brigada Militar tem intensificado o uso de tecnologia para reforçar a segurança pública. Câmeras corporais, videomonitoramento inteligente, drones operacionais e testes com reconhecimento facial estão entre os recursos que já mostram resultados: em Porto Alegre, o número de veículos roubados por dia caiu de 40, em 2016, para 1,8, em abril de 2025.

Segundo o tenente-coronel Cristiano Moraes, do Centro Integrado de Operações (Copom), a inteligência artificial já auxilia diretamente em prisões. Com cerca de 2,7 mil câmeras e mil câmeras corporais em operação, o sistema detecta automaticamente situações suspeitas e envia alertas em tempo real às viaturas.

As câmeras corporais, com GPS e gravação de áudio e vídeo, geraram quase um milhão de registros em oito meses, contribuindo para a transparência das ações policiais. Drones também são usados em eventos e ações táticas, com transmissão ao vivo para o Copom.

O cercamento eletrônico tem sido decisivo na recuperação de cerca de 60% dos veículos roubados na capital. Toda a comunicação entre os agentes e a central é protegida por criptografia e passou a ser registrada digitalmente após um investimento de R$ 1 milhão.

Fonte: Marcelo Miranda/Ascom Brigada Militar
Edição: Secom
Portal do Estado do Rio Grande do Sul