Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Brigada Militar de Caxias do Sul comemora sucesso do projeto Brigada Online

Publicação:

Brigada Militar de Caxias do Sul comemora sucesso do projeto Brigada Online
O projeto permitiu a redução do tempo de atendimento das ocorrências em 60% - Foto: Rafael Silva/ BM

A Brigada Militar de Caxias do Sul apresentou, nessa segunda-feira (13), os resultados do modelo de registro informatizado de ocorrências, utilizado no município desde setembro de 2016. O projeto 'Brigada Online' permitiu a redução do tempo de atendimento das ocorrências em 60%. A solenidade foi no 12º Batalhão de Polícia Militar (12° BPM), onde o projeto piloto começou, na presença do secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, e do comandante-geral da Brigada Militar, coronel Andreis Silvio Dal'Lago.

Para o secretário Cezar Schirmer, a iniciativa da Brigada Militar de Caxias do Sul, o projeto 'Brigada Online', "tem se mostrado muito eficaz no atendimento dos policiais militares da região serrana, na medida em que vem diminuindo o tempo do registro de ocorrências e, consequentemente, propiciando que a Brigada fique mais tempo dedicada ao policiamento ostensivo e preventivo".

Segundo o comandante-geral da Brigada Militar, a partir dos resultados positivos apresentados na utilização do equipamento, a ideia é ampliar a iniciativa para outras unidades da corporação. "A tecnologia deve estar a favor da segurança pública. Este projeto é a prova disso", falou. O coronel Andreis também parabenizou o batalhão caxiense, que neste mês comemora 42 anos, pela iniciativa exitosa.

Conforme o coordenador do projeto, capitão Flori Chesani Júnior, o modelo já vem sendo utilizado em Santa Catarina, Minas Gerais e Rio de Janeiro. A iniciativa prevê que o policial saia para o patrulhamento com um tablet, além de uma pequena impressora que fica dentro da viatura. "O policial militar registra o Boletim de Ocorrência (BO), o Termo Cicunstanciado (TC), e demais documentos operacionais na hora, de forma virtual, resultando em maior rapidez no atendimento à comunidade", explicou.

O projeto

Caxias do Sul foi  pioneira no uso do  equipamento, utilizado nos núcleos de Polícia Comunitária do município. O 12º BPM foi a primeira unidade do estado a trabalhar com cadastramento de dados digitalizados, diretamente do local da ocorrência.

Os documentos, que até então eram manuscritos e posteriormente informatizados, estão sendo lançados por meio de um aplicativo instalado em um tablet e remetidos virtualmente ao Poder Judiciário e demais órgãos relacionados à segurança pública. Com impressoras térmicas acopladas às viaturas da BM, os recibos são impressos no momento do atendimento da ocorrência.

O projeto é resultado da cooperação envolvendo o Poder Judiciário de Caxias do Sul (Vara de Execuções Penais), o Ministério Público de Caxias do Sul, a Brigada Militar e a empresa EGSYS, da cidade de Canoas, que foi a responsável pelo desenvolvimento do sistema. Foram disponibilizados, para a Brigada Militar 150 tablets, com acesso à internet, que poderão ser utilizados no projeto, de acordo com o interesse da instituição. Os equipamentos foram doados pela TIM pela EGSYS.

Participaram do evento, o comandante Regional de Polícia Ostensiva da Serra (CRPO/Serra), coronel Antonio Osmar da Silva; o comandante do 12º BPM, major Emerson Ribas, demais oficiais e praças de Caxias do Sul.

Exército e BM em conjunto na Serra

Uma reunião entre o secretário da Segurança Pública, Cesar Schirmer; o comandante da Brigada Militar, coronel Andreis Silvio Dal'Lago; e o comandante do 3º Grupo de Artilharia Antiaérea (3º GAAAe), tenente-coronel Márcio Faccin de Alencar, nessa segunda-feira (13), tratou de aproximar o trabalho do Exército e da Brigada Militar, na Serra. A parceria entre as duas instituições, que já existe em Porto Alegre, ocorrerá por meio da Operação de Garantia da Lei e da Ordem, em Caxias do Sul.

Segundo o secretário, o reforço do Exército nas ruas está autorizado e depende apenas de reuniões, com a BM, para definição de estratégia. "Há um pedido formal, meu e do governador Sartori, ao Comando Militar do Sul. As operações devem acontecer em dias determinados, com patrulhas e barreiras. A expectativa é que o trabalho comece nos próximos dias", informou.

Reunião-almoço na CIC

Ainda na segunda-feira (13), o secretário Cezar Schirmer, participou da reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul. Schirmer destacou que o momento é de integração e parcerias para superar a crise. Os empresários e vereadores presentes disseram gostar do comprometimento do secretário da Segurança Pública.


Texto: Clelia Admar/Ascom BM
Edição: Denise Camargo/Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul