Brigada Militar destaca trabalho desenvolvido com crianças e adolescentes
Publicação:
A formatura de 50 crianças da 3ª turma da Brigada Militar de Estância Velha ocorre nesta sexta-feira (16), na Praça 1º de Maio, no município. A Brigada Mirim é um projeto de prevenção à violência, desenvolvido com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, na faixa etária de sete a 12 anos. Com quase 50 anos de existência, o projeto formou, em 2015, mais de mil crianças em 29 municípios do estado.
As atividades da Brigada Mirim incluem aulas de educação moral e cívica, meio ambiente, Estatuto da Criança e do Adolescente e, em alguns municípios, são oferecidas aulas de judô e inglês. Segundo o soldado Vagner Silva, fazer parte do Brigada Mirim como instrutor também é “ensinar as crianças a serem formadoras de opinião”.
A Brigada Militar sempre procurou estar presente junto à sociedade não se limitando ao policiamento, buscando levar segurança e bem-estar à comunidade. Segundo o comandante-geral da BM, coronel Alfeu Freitas Moreira, a grandeza da corporação está nas pequenas ações diárias que constroem sua história. "Isso inclui o trabalho com crianças e adolescentes via Brigada Mirim e também do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), modificando o futuro destes pequenos cidadãos com atividades educativas e cívicas, construindo valores morais desde cedo", destaca o coronel Freitas.
Proerd
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) iniciou no Rio Grande do Sul em 1998 pela Brigada Militar, baseado no programa norte-americano DARE (Drug Abuse Resistance Education). Sua finalidade é trabalhar noções de prevenção às drogas e à violência, além de desenvolver noções de cidadania e prevenção ao uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes. Em 18 anos de existência no estado, a Brigada Militar e o Proerd já formaram mais de 1,2 milhões de crianças e adolescentes.
Ambos os programas são realizados sob instrução de policiais militares devidamente preparados e instruídos para o trabalho com crianças e adolescentes, recebendo formação didática específica. O Proerd é lecionado em escolas que tenham convênio com o projeto.
Como participar
Para participar do Proerd os pais podem enviar e-mail para proerd@bm.rs.gov.br ou ligar para 51 3288-4115. O Brigada Mirim é oferecido nos Comandos Regionais de Policiamento Ostensivo e Batalhões de Polícia Militar em 29 municípios gaúchos. Para participar, os pais podem entrar em contato com o Comando Regional ou Batalhão do seu município.
O Brigada Mirim existe em Bagé, Barra do Quaraí, Bom Jesus (no Centro de Referência de Assistência Social do município), Candelária, Capela de Santana, Dom Pedrito, Estrela, Estância Velha, Gravataí, Marau, Montenegro, Morrinhos do Sul, Porto Alegre (21º BPM, bairro Restinga), Rio Pardo, Salto do Jacuí, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santa Vitória de Palmar (no Centro de Referência de Assistência Social do município), Santana do Livramento, São Borja, São Domingos do Sul, São Gabriel, São José das Missões, São Luís Gonzaga, Soledade, Teutônia, Três Passos e Uruguaiana.
Texto: Clélia Admar/ Ascom BM
Edição: Léa Aragón/ Secom