Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Brigada Militar e IPA iniciam tratativas para cursos de especialização em educação policial

Publicação:

O Comando-Geral da Brigada Militar buscou o apoio do IPA - Centro Universitário Metodista para proporcionar cursos de extensão ao efetivo. A reunião para as tratativas iniciais ocorreu nesta terça-feira (09), no IPA, em Porto Alegre, entre o
Brigada Militar e IPA iniciam tratativas para cursos de especialização em educação policial

O Comando-Geral da Brigada Militar buscou o apoio do IPA - Centro Universitário Metodista para proporcionar cursos de extensão ao efetivo. A reunião para as tratativas iniciais ocorreu nesta terça-feira (09), no IPA, em Porto Alegre, entre o comandante-geral da BM, coronel Fábio Duarte Fernandes, o diretor de Ensino da corporação, coronel Humberto Teixeira Santos, a coordenadora de Graduação do IPA, Luciane Viegas, e o professor Marcos Rolim, assessor da Coordenação de Graduação.

A educação policial é um dos três eixos estruturais do modelo de comando do coronel Fábio Fernandes, além da gestão e correição. Precisamos do aporte do setor acadêmico para qualificarmos a educação policial, somando-se à estrutura que a BM dispõe com a Academia de Polícia Militar, as Escolas de Formação e Especialização de Sargentos e a Escola de Formação de Bombeiros, afirmou o comandante-geral. Estamos propondo cursos de extensão e um curso tecnólogo em segurança pública, que seria inédito no país, acrescentou o oficial.

A coordenadora de Graduação do IPA declarou o interesse da instituição no projeto apresentado pela Brigada Militar e sugeriu módulos de cursos de extensão, vinculados à especialização. Em seus 90 anos, o IPA tem uma forte história de contribuição social e temos interesse em formar parceria com a Brigada Militar, construindo juntos esta proposta, afirmou Luciane Viegas.

Marcos Rolim, por sua vez, disse que será importante que as polícias militares sistematizem a integração com as instituições de ensino superior, possibilitando, entre outros benefícios, vincular pesquisas na área de segurança pública aos critérios acadêmicos.

Para o coronel Fábio Fernandes, a Brigada Militar vivencia um período de amadurecimento institucional, que inclui a mediação de conflitos sociais por meio da cultura de paz e do sistema de justiça restaurativa, e esses temas poderão embasar o programa do curso-piloto de extensão.

Um novo encontro será marcado para a próxima semana, a fim de verificar a carga horária para o primeiro curso, o percentual de professores do IPA e da Brigada Militar e meios de financiamento da proposta.

Texto: Jussara Pelissoli
Foto: Vitamar Dutra
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul