Brigada Militar inaugura estátua de coruja em Tramandaí
Publicação:
A Brigada Militar inaugurou, neste sábado (29), às 11h, uma estátua de coruja fabricada com redes de pesca apreendidas. O ato acontece em frente à sede do Pelotão Ambiental. A escultura de 150 quilos e 1.70 metro de altura foi confeccionada com 3,6 mil metros de redes de nylon e 7,2 mil metros de cordas apreendidas pelo Comando Ambiental da Brigada Militar na pesca irregular.
A equipe de Assessoria Sócio Ambiental do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) de Porto Alegre foi a responsável pela confecção da obra, em parceria com a empresa Braskem S.A. e com o Comando Ambiental da Brigada Militar. No local onde foi instalada a escultura, existe um ninho de coruja buraqueira, ave típica da região, sendo que a empresa Brasken cercou o local que será iluminado durante a noite.
A escultura é uma homenagem às aves da região e também serve de alerta à população referente à preservação do meio ambiente. Esta é a terceira escultura confeccionada com redes de pesca apreendidas irregularmente pela Brigada Militar, a primeira é uma tartaruga e a segunda um jacaré que estão em expostos na 2ª Companhia Ambiental sediada em Porto Alegre, junto às margens do Guaíba.
Até o dia 12 de março será escolhido um nome para a coruja. Os interessados podem votar, via o e-mail nomedacoruja@gmail.com, ou por meio de urna instalada na sede do pelotão ambiental de Tramandaí, escolhendo entre os seguintes nomes:
Tchê penugem
Ambiruja
Corujita
Sentinela
Koculu
Compareceram no evento o chefe do Estado-Maior da BM, cel Valmor Araújo de Mello, o prefeito de Tramandaí, Anderson Hoffmeister, o prefeito de Imbé, Darci Luciano Dias, o comandante de Policiamento do Litoral, cel Altemir Folgiarini Ferreira, o comandante do Comando Ambiental da BM, ten cel Otacílio Maia Cardozo, o comandante do 1º Batalhão Ambiental da BM, maj Nélio Tedesco, o comandante do 2º Batalhão de Polícia em Áreas Turísticas, maj Carlos Roberto Xavier, respondendo pelo comando da Escola Técnica de Polícia Militar de Osório, maj Nilo Rael dos Santos, secretários municipais de Tramandaí e Imbé, do departamento de Relações Institucionais da empresa Braskem S.A., Daniel Fleischer, representando o diretor do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) de Porto Alegre, Jairo Armando dos Santos, a coordenadora do Serviço de Assessoria Sócio Ambiental do DMLU, Gisane Gomes, o escultor e idealizador da estátua, Jovino Garcia Ribeiro, demais oficiais, praças e convidados.