Brigada Militar recebe alemães e argelinos com tradutores
Publicação:

Os torcedores alemães e argelinos que chegavam hoje ao Largo Glênio Peres, ao lado do Mercado Público, em Porto Alegre, não tinham dificuldades para se comunicar. A Brigada Militar disponibilizou parte de seu efetivo bilíngue para atender os turistas.
Os soldados Graciela e Medeiros, ela de Itaqui, ele de Carazinho, estavam destacados para acompanhar o grupo de torcedores da Alemanha que assistia às apresentações preparadas para a Oktoberfest fora de época, para posteriormente percorrer o Caminho do Gol.
Enquanto ocorria a festa, atendiam os diferentes turistas de diferentes partes do mundo que circulavam pelo largo. “Estamos aqui para dar o melhor atendimento possível a eles. Falamos os dois alemão, e o Medeiros também fala francês, segunda língua dos argelinos”, explicou a soldado.
Graciela também fala espanhol. Medeiros domina mais dois idiomas além dos germânico e francês: inglês e espanhol. Identificados com bandeiras dos países cujas línguas falavam em seus coletes, eram facilmente abordados por turistas que pediam tanto informações como para tirar foto com eles. O casal vindo de Julich, norte da Alemanha, Martin e Gelinde Riese ficou surpreso por serem recebidos em sua língua nativa.
“Eu sabia que aqui havia uma colônia germânica, mas não esperava por isso. É muito legal vir para um país e ser recebido em nosso idioma. No resto do Brasil não era assim. As pessoas aqui são receptivas, nos fazem sentir bem vindos”, disse Martin.
Texto: Luiz Jacomini
Foto: Pedro Revillion
Edição: Redação Secom
www.copa2014.rs.gov.br