Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Cabos da nova linha de energia subaquática serão lançados no Sul do Estado

Publicação:

O lançamento do primeiro cabo subaquático da nova rede de energia elétrica que liga os municípios de Rio Grande e São José do Norte ocorre a partir desta quarta-feira (1º). O projeto da rede elétrica de 69 mil Volts, importante para a ampliação do Porto
Cabos da nova linha de energia subaquática serão lançados no Sul do Estado

O lançamento do primeiro cabo subaquático da nova rede de energia elétrica que liga os municípios de Rio Grande e São José do Norte ocorre a partir desta quarta-feira (1º). O projeto da rede elétrica de 69 mil Volts, importante para a ampliação do Porto de Rio Grande e para o aumento da segurança do fornecimento de energia à população de São José do Norte, integra os programas prioritários do Governo do Estado na área de infraestrutura. O empreendimento é viabilizado pelo Grupo Ceee, com investimento de R$ 20 milhões.

Para a instalação dos cabos de energia e de fibra ótica, o material (quatro bobinas - cada uma pesando 35 toneladas - totalizando 7,2 mil metros de cabos de 80 milímetros de diâmetro) já está posicionado, em terra, a 150 metros da margem no município de São José do Norte. O trabalho será feito com o auxílio de equipes de mergulho e o apoio de 11 barcos adequados, seguindo um cronograma específico.

A ação ocorre após a liberação de todas as licenças ambientais e a conclusão das obras de instalação dos dutos subterrâneos ao lado do Terminal de Contêineres e em São José do Norte, operação que vinha sendo realizada desde o final do mês de abril. Agora, nesta etapa, a cada dois dias haverá o lançamento dos cabos pela água entre as duas cidades.

Após essa fase, haverá a montagem dos acessórios e equipamentos de conexão nos terminais do sistema elétrico da região e, posteriormente, os testes de comissionamento da obra e, no final de setembro, a energização da nova travessia de energia. O trabalho no local continuará por mais seis meses, quando haverá o posicionamento definitivo dos cabos no fundo do canal, por meio da colocação de sacos de argamassa que funcionarão como proteção mecânica da rede.

A nova linha de transmissão substitui a atual rede aérea, em operação desde dezembro de 1993, e que atravessa o canal de acesso ao porto rio-grandino desde o Tecon, em Rio Grande, até São José do Norte, a 72 metros do nível da água e será retirada no mês de outubro, com a desmontagem das estruturas metálicas. A alteração da configuração dessa linha tornou-se necessária em razão do crescimento registrado na região sul do Estado.

A expansão industrial e do setor de serviços gerada pelo Porto de Rio Grande na região demandaram, somente em 2008, a retirada e/ou o tracionamento, em três momentos, dos cabos aéreos da linha de transmissão da Ceee. Nessas ocasiões, houve, inclusive, a necessidade de instalação provisória de geradores para manter a continuidade do abastecimento às 26 mil pessoas que moram em São José do Norte.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul