Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Caixas plásticas da Ceasa garantem mais qualidade aos alimentos e reduzem perdas

Publicação:

Central de Caixas da Ceasa adota caixas plásticas retornáveis no transporte e armazenamento de Hortifrutigranjeiros.
Central de Caixas da Ceasa - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

Garantir alimentos saudáveis aos gaúchos e reduzir os atuais índices de desperdício. Focada nisso, a Central de Abastecimento do Estado do Rio Grande do Sul (Ceasa) está adotando uma nova medida: o acondicionamento e o transporte de hortifrutigranjeiros em caixas plásticas higienizáveis ou descartáveis, eliminando as embalagens de madeira, que vinham sendo adotadas nas últimas décadas e acarretavam consideráveis prejuízos na produção. O governo do Rio Grande do Sul está fazendo valer esta lei normativa, que dispõe sobre o acondicionamento e transporte dos alimentos, dando condições para que os produtores possam se adequar à nova medida, explica a diretora administrativa da Ceasa/RS, Lorena Arrué.

De acordo com a diretora da Ceasa, são comercializadas 500 mil toneladas de hortigranjeiros por ano, e a meta é reduzir perdas e garantir a qualidade dos alimentos. Hoje, são 400 atacadistas que já utilizam as caixas e 2 mil produtores, provenientes de 195 municípios gaúchos, que ainda não dispõem das novas embalagens. A Central de Abastecimento fornecerá, por meio de consignação, caixas plásticas por um prazo de 60 dias, prorrogáveis por mais 30 dias, aos produtores, sem nenhum custo. Este é o prazo que eles têm para se adaptar à nova lei, buscando financiamento através de linhas de crédito especiais oferecidas pelo Banrisul, pela Caixa Federal e pelo Banco do Brasil, informa Lorena.

Desde o início da semana, está proibida a entrada de caixas de madeira vazias na Ceasa. As embalagens de madeira e papelão terão uso único, sem a possibilidade de reaproveitamento. A ação faz parte do programa Central de Caixas, do governo do Estado, que cumpre instrução normativa da Sarc/Anvisa/Inmetro.

A medida evita a contaminação dos alimentos, ao mesmo tempo em que diminui perdas devido ao manuseio e transporte inadequados. Estima-se que R$ 12 milhões/ano deixarão de ser gastos com reposição de caixas de madeira, o que deverá refletir na diminuição dos preços das frutas e hortaliças ao mercado consumidor.

Para o carregador da Ceasa Luís André Silveira da Costa, o uso da caixa plástica já está aprovado. Acho a caixa plástica mais higiênica, mais fácil de carregar, além de não quebrar e não machucar a fruta como a caixa de madeira, enumera. O produtor Bruno Kroisburguer acredita que a medida representa economia. A médio e longo prazos, o uso da caixa plástica se tornará mais barato, porque a caixa de madeira tem menor durabilidade e tem de ser reposta com mais frequência.

O projeto, que está sendo implantado por etapas, determina a higienização de todas as caixas retornáveis. Caixas sem higienização também são potenciais veículos de contaminação de pessoas e lavouras. Toda a água utilizada para a higienização será obtida a partir da captação das chuvas. Outra medida do projeto tem função social. Serão criados 100 empregos diretos para os recicladores de caixas de madeira.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul