Caminhão e carro são entregues ao programa social da Ceasa
Publicação:

O governador José Ivo Sartori entregou, nesta quarta-feira (8), à Ceasa um caminhão e um carro para serem utilizados no programa social da Companhia que combate o desperdício de comida e oferece alimentação equilibrada à população de baixa renda. "Esta ação já atende cerca de 60 entidades. Até setembro, serão 150 associações cadastradas para receber o benefício. É um projeto que auxilia as pessoas que mais precisam, como idosos e crianças", enfatizou Sartori.
O caminhão recolherá até 9 mil toneladas de alimentos e hortifrutigranjeiros de atacadistas e produtores. A coleta é feita por voluntários, que arrecadam os produtos excedentes de mercado para depois classificá-los e armazená-los. Já o carro será usado para fiscalizar e verificar o trabalho na prática. "Atendemos atualmente cerca de 13 mil pessoas carentes e, até o final do ano, pretendemos chegar a 30 mil", afirmou o diretor-presidente da Ceasa, Ernesto Teixeira. A Companhia é vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo (SDR).
Parcerias
O Serviço Social do Comércio (Sesc) será parceiro do projeto na área educacional, disponibilizando um ônibus equipado com uma cozinha industrial para ensinar às pessoas como aproveitar integralmente os alimentos. A empresa Seven Boys também é apoiadora do programa, doando pães para serem distribuídos às entidades assistenciais. "Este é o Rio Grande que dá certo. Da união, da solidariedade e da produção. Na matemática da sociedade, o resultado só nasce da soma", disse o governador.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Tarcísio Minetto, que também esteve presente, destacou o trabalho da Ceasa e o orgulho de poder fazer o bem. "É gratificante ver a importância desse singelo ato na vida de todos os cidadãos que recebem a ajuda", afirmou.
Na cerimônia, também foram entregues pela secretária do Gabinete de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, 8 mil peças de roupas recolhidas para a Campanha do Agasalho e que serão distribuídas às famílias cadastradas no projeto da Ceasa.
Texto: Cassiane Osório/Palácio Piratini
Edição: Rui Felten/CCom