Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Campanha contra rubéola recebe medalha de prata no 8º Prêmio Colunistas

Publicação:

A campanha publicitária Não Deixe a Rubéola Aparecer, do governo do Estado - por meio da Secretaria da Saúde -, ganhou Medalha de Prata do 8º Prêmio Colunistas. Para estimular a população gaúcha de adultos jovens entre 20 e 39 anos contra a doença, a agência Mazah Live Marketing desenvolveu uma série de ações para o governo e foi vencedora na categoria Social ou Comunitária, em Cases de Marketing Promocional. O Estado vacinou 3.183.948 pessoas, atingindo 93% do público-alvo.

Tomando como base na campanha de mídia desenvolvida por outra agência, a Mazah criou peças que tinham como foco demonstrar que a rubéola é adquirida facilmente. Com bom humor, ineditismo e interação, a mensagem era passada adiante de maneira espontânea. O alerta para a importância da vacinação foi realizada entre os dias 22 e 25 de agosto de 2008. A campanha impactou direta ou indiretamente mais de 250 mil pessoas.

Em locais de grande concentração do público-alvo, foram colocados em automóveis 10 mil imãs reproduzindo a mancha vermelha da rubéola com a frase: Quando você menos espera, a rubéola aparece. Vacine-se.. Os imãs eram sempre afixados ao lado da maçaneta da porta do motorista, para surpreendê-lo ao retornar para o carro. Também foi desenvolvida uma ação à entrada de diversas casas noturnas, onde o público era carimbado, sem muitas explicações, por promotores não- identificados que se faziam passar por funcionários dos estabelecimentos. O carimbo era de tinta invisível e só passava a mensagem quando iluminado por luz negra.

Também em casas noturnas, modelos abordavam o público-alvo de forma inusitada. Isoladamente, uma delas procurava um grupo de amigos, aproximava-se e iniciava um flerte. Depois de dizer, no meio da conversa, que seu nome era Rubi, a moça informava que não poderia continuar o papo, mas gostaria muito de ter o número de celular do novo amigo, para combinarem algo em outra hora. Todos davam o número à modelo, que, logo depois, enviava a mensagem: Se a Rubi fosse a rubéola, você teria pego. Vacine-se. Secretaria de Saúde do RS.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul