Campanha do Agasalho é lançada e prioriza doação de roupas infantis

Ação começa cerca de um mês antes de anos anteriores

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 09/05/2019 - Lançamento da Campanha do Agasalho 2019. Fotos:Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini
Leite fez a primeira doação: “este casaco esteve comigo em momentos importantes, agora fará parte da história de outra pessoa” - Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

Despertar o espírito solidário em cada um dos gaúchos é o intuito da Campanha do Agasalho 2019, lançada na tarde desta quinta-feira (9/5), no Palácio Piratini. Tradicionalmente iniciada entre junho e julho, a campanha foi antecipada para o começo de maio a fim de arrecadar o maior número de doações antes da chegada do frio. Neste ano, a prioridade são roupas infantis, tanto de bebês como de crianças maiores.

Organizado pelas secretarias de Comunicação e de Trabalho e Assistência Social e pela Defesa Civil, o lançamento da campanha teve um tom lúdico. Com apresentações do grupo Tholl e da cantora mirim Luiza Barbosa, finalista da última edição do The Voice Kids, o evento quis reforçar a importância da doação de roupas infantis. “As roupas infantis geralmente ficam dentro de casa. O irmão mais velho passa para o mais novo, passa para um primo ou uma prima. Por isso, acaba sendo o ponto fraco da arrecadação”, explicou a secretária de Comunicação, Tânia Moreira.

As roupas doadas devem estar limpas e em boas condições de uso. Como lembrou Tânia, todas as peças de roupa têm uma história e, se passadas adiante, podem ajudar a contar novas histórias. A população também pode doar cobertores, artigos de cama, mesa e banho, calçados, meias, produtos de higiene e limpeza, e alimentos não perecíveis e cestas básicas.

Com show do grupo Tholl e da cantora mirim Luiza Barbosa, evento reforçou importância da doação de peças para bebês e crianças - Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

O governador Eduardo Leite inaugurou a campanha, fazendo a primeira doação. “Esse casaco me acompanhou durante toda a corrida eleitoral, esteve comigo em momentos importantes e me trouxe sorte. Sei que, agora, ele pode fazer parte da história de outra pessoa”, comentou, reiterando que as doações devem ser de itens que se encontrem em bom estado. O governador também agradeceu as empresas e entidades parceiras da campanha, bem como toda a população que se engaja na causa.

De acordo com o chefe da Casa Militar e coordenador de Proteção e Defesa Civil, coronel Júlio César Rocha Lopes, a Defesa Civil é responsável pela triagem e pela organização dos itens doados. “Sabemos que o povo gaúcho é solidário e esperamos um grande volume de doações para levar alento aos que precisam”, afirmou. Neste ano, pela primeira vez, será realizada também a contagem de donativos recebidos nos pontos de coleta espalhados pelo interior.

A secretária de Trabalho e Assistência Social e Trabalho, Regina Becker, já está acostumada a participar de campanhas de doações. Esposa do ex-prefeito de Porto Alegre José Fortunati, Regina comandou sete campanhas na capital. “Neste ano, nos antecipamos ao frio que, inclusive, esperou o lançamento para chegar”, comparou. Para ela, as campanhas do agasalho são uma chance de a sociedade se engajar em um espetáculo de solidariedade.

Outra novidade da edição 2019 é a parceria com o aplicativo 99 Pop. Quem quiser doar e não tiver como levar as roupas ou alimentos até um posto de coleta pode chamar um carro pelo serviço de viagens particulares, usar o código “agasalho99” e ganhar desconto de 20% nas corridas de ida e volta até o local de entrega da doação.

Campanha abertura1
Secretária Regina, coronel Rocha, secretária Tânia (ao microfone), governador Leite e vice Ranolfo na abertura do evento - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

Coleta e distribuição

As doações são recebidas (confira a lista dos pontos de coleta abaixo) e passam por uma triagem rigorosa. Em seguida, são enviadas para vítimas de desastres naturais, instituições beneficentes e famílias carentes. Casas de passagem, ONGs, instituições religiosas, asilos e instituições que acolhem menores em situação de vulnerabilidade social também são contempladas.

Os municípios interessados em receber doações precisam manifestar interesse na Central de Doações da Defesa Civil, no Centro Administrativo do Estado, em Porto Alegre. Conforme a demanda, as doações são organizadas e separadas para que municípios ou entidades assistenciais interessadas possam fazer a retirada. Cerca de 100 municípios procuram a Central de Doações todos os anos. Embora a doação seja amplamente estimulada neste período, a Central funciona o ano todo, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Desde o começo de 2019, já foram recebidos 16,9 quilos de alimentos não perecíveis, 30 litros de leite, 47.750 peças de roupa, 3.080 pares de calçados, 787 peças de cama, mesa e banho, e 1.867 itens de higiene e limpeza. Boa parte dessas doações foi enviada aos municípios da Fronteira Oeste, atingidos por chuva e inundações em janeiro.

ONDE DOAR

- Central de Doações da Defesa Civil do RS (av. Borges de Medeiros, 1.501 - térreo, em Porto Alegre)

- Todos os quartéis da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros

- Coordenadorias regionais da Defesa Civil: Porto Alegre, Santa Maria, Pelotas, Santo Ângelo, Uruguaiana, Frederico Westphalen, Lajeado, Caxias do Sul e Passo Fundo

- Supermercados Zaffari (36 pontos de coleta)

- Farmácias São João (270 pontos de coleta)

- Unidades do Sesc (66 pontos de coleta)

Os parceiros da Campanha do Agasalho 2019 são 99 Pop, Zaffari, Farmácias São João, Sesc, Sindilojas e Sindifisco-RS.

00:00:00/00:00:00

Campanha do Agasalho é lançada e prioriza doação de roupas infantis

Campanha do Agasalho é lançada e prioriza doação de roupas infantis Crédito: Governo do Rio Grande do Sul

Texto: Suzy Scarton