Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Campanha Junho Vermelho chama atenção para importância de doar sangue

Publicação:

Campanha Junho Vermelho chama atenção para importância de doar sangue
Iluminação vermelha no prédio da Assembleia Legislativa integra campanha criada para lembrar importância de doar sangue - Foto: Alex Rocha/Palácio Piratini

As pessoas que circularem à noite pela Praça da Matriz em Porto Alegre, nesta semana, de 12 a 16 de junho, podem notar a iluminação vermelha no prédio da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A ação integra a campanha do Junho Vermelho, criada para lembrar da importância da doação de sangue. A escolha não foi por acaso, já que em 14 de junho celebra-se o Dia Mundial do Doador de Sangue, data estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2004.

As transfusões de sangue são necessárias em situações cotidianas, como as que envolvem vítimas de acidente, pacientes cirúrgicos ou outros casos clínicos. Neste ano, o Dia Mundial tem foco nas situações de emergência, como desastres naturais, acidentes de trânsito e conflitos armados, que exigem maior atenção na assistência à saúde e aumentam a demanda por transfusões de sangue. A campanha alerta para a importância da provisão adequada de sangue e para o engajamento da população para a doação.

O objetivo é conscientizar para a importância do ato de doar. O sangue não tem substituto, por isso, a doação voluntária é fundamental e pode salvar muitas vidas. Toda pessoa em boas condições de saúde pode doar sangue sem qualquer risco ou prejuízo à sua saúde. "Se cada cidadão saudável doasse sangue pelo menos duas vezes por ano, não seriam necessárias campanhas emergenciais para coletas de reposição de estoques", destaca Helena Cunha, diretora da Hemorrede do Estado.

Outras ações acontecem nos nove hemocentros públicos do Estado para marcar a data. As unidades de Passo Fundo e Alegrete estão promovendo um 'arraial' e atividades de conscientização. Todos os hemocentros estão divulgando e orientando sobre a importância da doação nas mídias locais.

Pré-requisitos para doação

Estar em boas condições de saúde; apresentar documento oficial de identidade com foto; ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que os candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal; pesar no mínimo 50 Kg com desconto de vestimentas; o limite de idade para a primeira doação é de 60 anos; não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa; ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação; não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação; não fumar pelo menos duas horas antes da doação.

Texto: Ascom SES
Edição: Denise Camargo/Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul