Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Cantor e compositor Humberto de Maracanã é o personagem do Visceral Brasil desta semana

Publicação:

No episódio desta semana de Visceral Brasil, "O Mestre do Maracanã", vamos conhecer a trajetória de Humberto Barbosa Mendes, mais conhecido como Humberto de Maracanã, cantor e compositor do bumba-meu-boi de matraca - ou sotaque da ilha. O programa, que foi gravado durante o batizado do Boi de Maracanã, vai ao ar neste sábado, 9 de agosto, às 22h. O cantor, reconhecido como Mestre em Cultura Popular, é um dos maiores divulgadores da tradição musical maranhense.

Há 38 anos, o músico balança o seu maracá de prata, instrumento típico do ritmo, à frente do Boi de Maracanã, bairro na periferia de São Luís, que mistura zona rural e industrial. Suas toadas contam com rica poesia as belezas da natureza local, a força dos seus antepassados africanos e indígenas, os desafios e diálogos com outros grandes amos de bumba-meu-boi do Maranhão.

O seriado Visceral Brasil apresenta treze episódios sobre a música de raiz brasileira com grandes mestres, que conseguiram extrapolar o nicho da música regional e se tornaram referência para a MPB. A produção é da Plural Filmes, em parceria com a Joner Produções, e tem direção de Márcia Paraíso e curadoria de Carla Joner.

Próximo episódios:

Programa 10 "A herança de Ernestina" 16 de agosto, às 22h
Sinopse: Dona Maria do Batuque herdou da mãe a cultura do batuque na região de São Romão, a beira do Rio São Francisco, Minas Gerais. Ritmo ancestral, ela carrega na viva lembrança as letras das dezenas de músicas cantadas e recantadas pelos antigos. Cabe a seu irmão mais novo, Jerônimo, artesão de carrancas e instrumentos, manter a tradição viva após sua morte.

 

Programa 11 "O sotaque da guitarra" 23 de agosto, às 22h
Sinopse: Mestre Vieira é o criador de um estilo musical: a guitarrada. Na cidade de Barcarena, no Pará, Vieira tem uma vida simples: faz compras de bicicleta, encontra amigos no mercado de peixe, ensaia na varanda de casa e vive intensamente a família e o amor pelos filhos e netos.

 

Programa 12  "Gente de verdade" 30 de agosto, às 22h
Sinopse: Os índios Suruí Paiter- na tradução para o português, "gente de verdade" - vivem em Rondônia e tem a tradição da cantoria e do uso da flauta de taquara para relatar o cotidiano. A cerimônia da chicha, quando os dois clãs que habitam a mesma aldeia se encontram e se desafiam através da música, é um acontecimento de resistência cultural de um povo que manteve sua língua e muitas de suas tradições ancestrais. Participação especial de Marlui Miranda, que desde a década de 70 desenvolve projetos artísticos com vários grupos indígenas, inclusive os Suruí.

 

Programa 13 "Pelas almas de bem" 6 de setembro, às 22h
Sinopse: Na madrugada da véspera do dia de finados, o grupo Zambiapunga, formado por cerca de 40 homens, sai pelas ruas da pequena cidade de Nilo Peçanha, chamando pelas almas de bem, como numa catarse coletiva. Uma tradição que veio da África para a Bahia.

 

Texto: Clarice Passos
Edição: Redação Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul