Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Capão do Leão promove a 3ª Festa Estadual da Melancia

Publicação:

A 3ª Festa Estadual da Melancia inicia amanhã (6) e vai  até domingo (8), no Parque de Remates Santa Tecla, em Capão do Leão. O diretor administrativo da Emater/RS, Afonso Hamm, participa nesta quinta-feira (05) de coquetel da Festa da Melancia e, no domingo, visita os estandes. O evento é uma promoção da Prefeitura Municipal de Capão do Leão e conta com o apoio da Emater, Banrisul, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.

A programação começa na sexta-feira, às 20 horas, com shows. No sábado, a partir das 14 horas, acontece a abertura oficial do evento. Está confirmada a presença do secretário executivo do RS Rural, Jair Seidel, representando o governador Germano Rigotto. Também são esperadas autoridades locais e regionais.

No domingo os portões abrem às 10 horas. Segundo o presidente da comissão organizadora, Paulo Xavier, a estrutura desta edição da festa está bem maior e melhor que em anos anteriores. A praça de alimentação oferece uma estrutura adequada para o público, além dos espaços montados para shows e expositores, explica. Devem participar do evento de 15 a 18 mil pessoas.

De acordo com Xavier, a degustação de melancia será a grande atração da festa. Este ano a melancia vai estar gelada durante todos os dias, garante. Agricultores do município vão estar expondo produtos derivados da fruta, como o doce de melancia em calda, que poderá ser encontrado no estande da Emater.

A inovação da 3ª Festa Estadual da Melancia será o 1° Festival da Melancia. A promoção acontece no domingo, junto ao estande da Emater, no parque de Remates. Será oferecida uma bicicleta para quem comer mais melancia em menos tempo. Entre os produtores rurais, será premiado com troféu aquele que apresentar a maior melancia. Ainda no mesmo local, durante todos os dias do evento, serão promovidos diversos concursos.

Para Evair Ehlert, extensionista da Emater no município de Capão do Leão, esta edição da Festa mantém o objetivo do evento e agrega a experiência adquirida nos anos anteriores. A Festa da Melancia pretende valorizar o homem do campo e suas atividades e, dessa, forma o município também tem suas potencialidades divulgadas, salienta.

Atualmente, 14 produtores de Capão do Leão plantam 400 hectares de melancia por ano. A produção, que abastece a Região Sul e São Pulo, chega a 20 toneladas por hectare.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul