Carnaval do Quintana reverencia 100 anos de Nelson Cavaquinho
Publicação:
Os 100 anos do compositor Nélson Cavaquinho, que seriam completados em 29 de outubro, servem de mote para no dia 17 de março a Casa de Cultura Mario Quintana, instituição vinculada à Secretaria da Cultura, servir de palco para o Carnaval do Quintana - Cabaré do Verbo, às 18 horas, no mezanino, com entrada franca. Promovido para ser uma festa, com música, circo, trabalhos de artes visuais, blocos de Carnaval e um bate-papo com o estudioso em História e Cultura Brasileira, Marçal Paredes, o evento pretende reunir novos artistas na Mostra Artística Cabaré do Verbo, que pode ser acessada por cabaredoverbo.blospot.com
A cada 15 dias, de março a dezembro, o Cabaré do Verbo deseja agregar a comunidade cultural num encontro que contemple uma parceria entre as artes. A ideia também é agitar a cena de Porto Alegre com a produção contemporânea local. Além de Paredes, estão confirmadas as participações de Maracatu, Gabriel Maciel, Circo Petir POA-RS, Teatro Geográfico, Vai! - Companhia de Teatro, Everton Behenck e Guto Leite.
Os organizadores preveem uma noite de arte, cultura e diversão, contando com o apoio do Coletivo 4ndrógina Cultural, Associação dos Geógrafos do Brasil, Rádio Web Putzgrila, Plante e Cachaça Benzadeus.
O homenageado da noite, Nélson Cavaquinho, foi sambista com mais de 400 músicas de sua autoria em parceria mais frequente com Guilherme de Brito. Faleceu em 17 de fevereiro de 1986 de enfisema pulmonar, deixando um legado musical dos mais importantes da MPB.
Amigo de Cartola e Carlos Cachaça, dos quais foi parceiro, Nelson Antônio da Silva pertenceu aos batalhões da Policia Militar do Rio de Janeiro para a qual realizava rondas noturnas. Numa delas, subindo o Morro da Mangueira, conheceu esses dois compositores. Necessitado de dinheiro, em muitas ocasiões vendeu sambas de sua autoria para outros compositores, o que levou Angenor de Oliveira, o Cartola, a desfazer a parceria, sem que a amizade ficasse abalada. Foi, sem dúvida, um dos mais importantes criadores musicais, na área do samba, que o Brasil já conheceu em todos os tempos.