Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Casa de Cultura Mario Quintana sedia Congresso sobre mídias colaborativas

Publicação:

Um panorama sobre a elaboração de um circuito cultural reunindo as pluralidades dos países para o desenvolvimento de uma arquitetura de redes é um dos temas ddo Congresso Fora do Eixo Cone Sul, que ocorre até segunda-feira (19) em Porto Alegre. Na
Casa de Cultura Mario Quintana sedia Congresso sobre mídias colaborativas

Um panorama sobre a elaboração de um circuito cultural reunindo as pluralidades dos países para o desenvolvimento de uma arquitetura de redes é um dos temas ddo Congresso Fora do Eixo Cone Sul, que ocorre até segunda-feira (19) em Porto Alegre.

Na plenária Conexões Latinas: cultura e colaboração no sul da América, realizada na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), os participantes foram unânimes em relacionar mídias colaborativas e tecnologia com a possibilidade do poder público e cultural viabilizar políticas públicas mais abrangentes e oferecer mais acesso a todos os cidadãos.

Eventos sociais da cultura demandam descentralização e isso tem a ver com o uso da tecnologia, com a cultura digital, afirmou o secretário adjunto de Estado da Cultura (Sedac), Jéferson Assumção. O secretário explicou que o Rio Grande do Sul é um estado-rede, que se articula com a sociedade civil, buscando contato e interação; e citou como exemplo os Diálogos Culturais. Quem faz cultura são os cidadãos e o Estado deve dar condições para que isso aconteça; troca de visões do mundo resultam na interação das pessoas, assegurou.

O diretor da CCMQ, Manoel Henrique Paulo, disse que a instituição trabalha com os coletivos, cede espaço e atua como mediador regional: As práticas de todas as áreas são contempladas na Casa, a ideia é transformá-la em laboratório na área cênica e do audiovisual e fomentar a cadeia produtiva. Para ele, a cultura em rede passa por um processo de devolver o investimento na prática, na vida das pessoas.

O diretor do Instituto Estadual de Música (IEM), Santiago Neto, concorda que coletivos e mídias devem ser usadas como ferramentas pelo Estado, para permitir que a população tenha acesso à cultura. Marcelo Branco, coordenador do projeto Software Livre Brasil, enfatizou que as práticas colaborativas não se limitam a políticas alternativas: Compartilhamento, abertura, transparência é a nova porteira do capitalismo também.

O Congresso Fora do Eixo Cone Sul é um encontro de produtores, movimentos sociais, formadores de opinião, artistas, docentes e gestores culturais e se realiza até 19 de agosto em vários espaços de Porto Alegre, com programação gratuita.

Confira a programação completa em http://www.casafdepoa.org/congresso-fora-do-eixo-cone-sul/

Texto e foto: Assessoria Sedac
Edição: Redação Secom (51)3210-4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul