Casa de Governo do Cassino diversifica atendimento e terá programa para a |Melhor Idade|
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A Casa de Governo do Litoral Sul, localizada na praia do Cassino, no município de Rio Grande, já recebeu mais de 20 mil pessoas a procura dos serviços disponibilizados pelo Estado, como a confecção de Carteira de Identidade e utilização do Telecentro e sinal de internet wi-fi (sem fio). Com o objetivo de contemplar todas as idades, acontece, no próximo sábado (23), o programa Melhor Idade numa Boa, que a partir das 13h oferecerá atendimento ainda mais diferenciado para os idosos do município e turistas da terceira idade.
Conforme a coordenadora da casa, Maria Aparecida Hernandez, monitores estarão à espera das pessoas acima dos 60 anos para a utilização do Telecentro, dando noções básicas de utilização do computador e acesso à internet. |Os idosos já têm atendimento preferencial em nossos serviços, sem precisar entrar em fila para retirar ficha, e este projeto tem como objetivo valorizar ainda mais este público que a cada ano busca mais os serviços oferecidos na Casa de Governo|.
A BM, com projetos como o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), também participará das atividades do Melhor Idade numa Boa.
Serviços
O serviço de confecção de Carteira de Identidade oferecido pelo Instituto-Geral de Perícias na casa iniciou-se em 2 de janeiro e, até a primeira semana de fevereiro, já tinha realizado a entrega de 2.084 documentos, além de 444 inscrições de CPF, ofertado pela Rede Tudo Fácil. Foram também mais de 270 atendimentos efetivos nos serviços da Corsan, Banrisul e Secretaria Estadual de Educação, que pela primeira vez na casa prestou informações sobre o Enem e matricula da rede pública de ensino.
|A cada ano novas demandas surgem e por isso buscamos a parceria de demais secretarias e órgãos do Estado. Neste ano inovamos com as informações referentes à Educação. Após o término das atividades da casa no verão 2012/2013, o relatório final já nos faz identificar o que podemos oferecer ao veranista em 2013/2014|, diz Maria Aparecida.
O atendimento na Casa de Governo, localizada na avenida principal do Cassino, próximo à beira-mar, acontece de terça a domingo, das 13h às 19h. Para a confecção de Identidade, é preciso que o interessado leve a certidão conforme sua situação civil, e menores de 16 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais. O serviço vai até a sexta-feira, 1° de março.
Atendimento domiciliar
Uma equipe do IGP realiza o trabalho de identificação em domicílio para pessoas com difícil ou nenhuma mobilidade. Maria Aparecida explica que o trabalho é realizado manualmente e que o beneficiado precisa apenas de uma foto 3x4 recente e de certidão conforme seu estado civil. |A digital é feita com tinta, e todo procedimento domiciliar depois é digitalizado nos computadores instalados da Casa de Governo|, explica.
Telecentro e Sinal Wi-Fi
Disponibilizado pela Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital (Secom) em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul (Procergs), o telecentro conta com cinco computadores, sendo um dos serviços mais procurados por cidadãos de todas as idades. |Até o início de fevereiro mais de 900 pessoas utilizaram o telecentro, além daquelas que se cadastraram para a utilização do sinal de internet livre que funciona perfeitamente aqui no Cassino|, informa a coordenadora da casa. Para a utilização do serviço wi-fi na Casa de Governo, é preciso realizar o cadastro levando um documento com foto.
Brigada Militar
A BM também amplia os serviços oferecidos no Litoral Sul: na praia do Cassino, os programas Salva-Vidas Mirim e Patrulha Ambiental Mirim, Proerd na Praia e festival de esculturas na areia são algumas das atividades mais procuradas. A Operação Balada Segura, que realiza o trabalho de prevenção de acidentes de trânsito causado pela ingestão de bebida alcoólica, também é reforçada no balneário durante o verão.
Texto: Daiane Roldão
Foto: Camila Domingues
Edição: Redação Secom