Casa Virtual Especial Cinema Negro em Ação apresenta Cristal, Dona Conceição, Pâmela Amaro e Poetas Vivos

Poetas Vivos   @jotafilmes
Coletivo Poetas Vivos realiza intervenções culturais de poesia nas ruas, em bares e eventos - Foto: JofaFilmes / Divulgação

A edição especial do Casa Virtual, na sexta-feira (27/11), abre a noite de premiações e homenagens do 1º Festival Cinema Negro em Ação. A programação inicia-se às 20h, ao vivo, pelo perfil da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) no Instagram. A celebração ao festival destaca a expressão de artistas locais negros e negras. As atrações são a rapper Cristal, o músico Dona Conceição, a cantora e compositora Pâmela Amaro e o Coletivo Poetas Vivos.

Dona Conceição  Crédito Luiz Ferreira
Dona Conceição apresenta-se no Casa Virtual e disputa o 1º Festival Cinema Negro em Ação com o videoclipe “Azul” - Foto: Luiz Ferreira / Divulgação

Cristal e Dona Conceição são participantes do 1º Festival Cinema Negro em Ação, concorrendo, respectivamente, com o videoclipe da canção Ashley Banks, que tem direção de Cleverton Borges, e com o videoclipe Azul, dirigido pelo próprio Dona Conceição.

Pâmela Amaro   cred Adriana Marchiori
Pâmela Amaro é atriz, cantora, compositora e pesquisadora - Foto: Adriana Marchiori / Divulgação

Pâmela Amaro é atriz, cantora, compositora e pesquisadora porto-alegrense. Seu canto potente permeia o território do samba com canções que abordam temas como o feminino doce e guerreiro, o amor, a fé e a ancestralidade africana. Mestre em Educação, Culturas e Humanidades pela UFRGS, Pâmela é co-fundadora do Sarau Sopapo Poético – Ponto Negro da Poesia.

O Coletivo Poetas Vivos realiza intervenções culturais de poesia nas ruas, em bares e eventos, trabalhando a conscientização da população sobre o racismo e a violenta e opressiva realidade social do sistema. Os Poetas Vivos também realizam oficinas em escolas, desenvolvendo a escrita criativa e a poesia falada, tratando de racismo, sonhos e perspectivas de modo a fortalecer a identidade étnico-racial diante do racismo estrutural, tendo a poesia como ferramenta de luta e resistência.

Casa Virtual Cristal 1
Cristal concorre no festival com o videoclipe da canção “Ashley Banks”, dirigido por Cleverton Borges - Foto: Alisson Batista / Divulgação

Nesta edição especial, que marca o Mês da Consciência Negra, o Casa Virtual promove uma grande celebração da arte negra local. As atrações constituem um recorte potente e verdadeiro do vigor de artistas que estão lançando novos trabalhos, expandindo pesquisas e integrando música, poesia, artes visuais e literatura.

Após o Casa Virtual Especial, a sessão de premiação e homenagens do 1º Festival Cinema Negro em Ação começa às 22h30min. Assim como toda a programação, a noite de encerramento do festival tem transmissão ao vivo pela TVE-RS, canal 7.1 no sinal aberto, canal 7 na Net ou no site da emissora. Também é possível assistir ao vivo pela fanpage da da CCMQ, pela plataforma Cultura em Casa, da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e pela TV Câmara Santa Maria, pelo canal 16 da Net e pelo canal 18.2 pelo sinal aberto, na região central do Estado.

O quê: Casa Virtual – Especial Cinema Negro em Ação
Quando: sexta-feira (27/11), às 20h
Onde: perfil da CCMQ no Instagram (@ccmarioquintana)

Texto: Ascom CCMQ