Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Casos de contaminação por hantavírus no RS em 2026 não têm relação com surto em navio que partiu da Argentina

Até esta segunda-feira (11), dois casos foram registrados na zona rural do Estado

Publicação:

Secretaria da Saúde
-

Matéria atualizada às 11h33 de quarta-feira (12/5) de 2026.

Até esta segunda-feira (11/5), o Rio Grande do Sul registrou dois casos de contaminação por hantavírus, os quais não possuem relação com o surto de hantavirose ocorrido em um navio que partiu da Argentina com destino a Cabo Verde.

Os casos ocorreram em áreas rurais dos municípios de Antônio Prado e Paulo Bento. O caso de Antônio Prado foi confirmado laboratorialmente, ao passo que o caso de Paulo Bento foi confirmado por critério clínico-epidemiológico e evoluiu para óbito. As amostras biológicas desse último paciente foram encaminhadas para o laboratório de referência da Fundação Oswaldo Cruz, e a análise que irá confirmar a causa do óbito ainda está em andamento.

A hantavirose é uma doença transmitida por meio de urina, saliva, fezes ou mordida de roedores silvestres. No Brasil, ela ocorre na forma de síndrome cardiopulmonar por hantavírus e tem como sintomas iniciais febre, dor muscular, dor de cabeça, dor lombar e náusea, podendo evoluir para falta de ar, taquicardia, tosse seca, hipotensão e choque circulatório.

Existem vários tipos de hantavírus, e cada um está associado a uma única espécie de roedor. Os ratos urbanos (ratazana, camundongo e rato de telhado) não são reservatórios dos tipos de hantavírus que ocorrem no Brasil.

Os principais fatores de risco para a doença incluem atividades agrícolas, domésticas ou de lazer que estejam, direta ou indiretamente, associadas à exposição a roedores silvestres – como limpeza de galpões, colheita, trilhas e pescarias.

Histórico recente de casos de hantavirose no RS

  • 2025 - 8
  • 2024 - 7
  • 2023 - 6
  • 2022 - 9
  • 2021 - 3
  • 2020 - 1

Texto: Ascom SES
Edição: Felipe Borges/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul