Castelo de Pedras Altas é tombado pelo Estado
Publicação:
Em solenidade realizada no sábado (28), a secretária da Cultura, Mônica Leal, assinou protocolo de tombamento do Castelo de Pedras Altas. A secretaria se orgulha em tombar o acervo bibliográfico e documental, os bens móveis e naturais desse patrimônio dos gaúchos. O rico legado de Joaquim Francisco de Assis Brasil está aqui depositado. Por isso, a importância de sua conservação e manutenção à continuidade da história já vivida por essa família, enfatizou.
O ato de tombamento ocorreu na mesma mesa onde foi assinado o Pacto de Pedras Altas, que pôs fim à Revolução de 1923. O evento contou com a presença de autoridades da região, da comunidade e a neta de Assis Brasil, Lydia Assis Brasil.
Sobre o Castelo de Pedras Altas
A Granja de Pedras Altas foi o grande projeto pessoal de Joaquim Francisco de Assis Brasil, político, diplomata, produtor rural e intelectual gaúcho. Ele pretendia provar que um pequeno pedaço de terra poderia ser tão produtivo quanto uma grande propriedade, se fossem usadas técnicas modernas e racionais. Para desfazer o mito da rusticidade da vida no campo, construiu uma moradia confortável , em forma de castelo medieval, inaugurada em 1912, onde instalou uma grande biblioteca com obras raras e diversificadas.
O castelo foi um marco histórico da Revolução de 1923, da qual Assis Brasil foi o chefe civil, e sediou a assinatura do Pacto de Pedras Altas, pondo fim à Revolução.
Além das razões históricas para o tombamento, a granja modelo de Pedras Altas é um exemplo no uso de técnicas pioneiras no sistema construtivo e na infraestrutura dos prédios.