Castelo Simões Lopes será Patrimônio Histórico do Estado
Publicação:
O secretario de Cultura de Estado, Assis Brasil, assinou na tarde desta quinta-feira (08), portaria que estabelece, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico do Estado ( Iphae), o tombamento do Castelo Simões Lopes, casa que pertenceu ao senador Augusto Simões Lopes, em Pelotas (Avenida Brasil, 824). Nos próximos dias, será marcada uma data para o ato solene de assinatura do livro tombo em Pelotas.
A construção, datada de 1920, foi palco de importantes decisões políticas, abrigando reuniões de autoridades da época, como Washington Luís e Getúlio Vargas. O prédio foi adquirido pela Prefeitura Municipal de Pelotas em 1991. A obra do arquiteto suíço Fernando Rullman foi construída a pedido de Augusto Simões Lopes e lembra um castelo medieval com torres e ameias e logo se tornou a principal tribuna política da região Sul.
O dono do castelo
Augusto Simões Lopes (1880-1941) era o filho mais novo do Visconde da Graça, importante charqueador pelotense, e tio do escritor João Simões Lopes Neto, autor de Contos gauchescos e Lendas do Sul. Além de destacar-se na política brasileira nos anos 1930, Simões Lopes foi grande de incentivador do esporte, sendo inclusive presidente do Brasil de Pelotas, de1917 a 1920, quando o time foi campeão do primeiro campeonato gaúcho de futebol.
Texto: Maria Emilia Portella
Foto: Divulgação
Edição: Redação Secom (513210-4305