Catálogo de soluções para enfrentamento de desastres climáticos no RS é disponibilizado

Card em fundo cinza, no qual está escrito Inovação Ciência Tecnologia ao centro, logo abaixo de um ícone que representa uma lâmpada acoplada a uma engrenagem, das quais saem traços com círculos na ponta significando as conexões. No canto inferior direito está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
-

O catálogo de soluções para enfrentamento de desastres climáticos no Rio Grande do Sul está disponível no site da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict). Projetos e ações nacionais e internacionais estão sendo mapeados e inseridos no painel do Observatório da Inovação RS para acesso da população e de órgãos governamentais do Estado.

O trabalho é direcionado às iniciativas promovidas por atores do ecossistema de inovação com potencial para auxiliar na prevenção e na mitigação de danos resultantes de desastres climáticos.

A chamada para o envio das soluções foi aberta nesta semana, e, até esta sexta-feira (10/5), 80 iniciativas já foram incluídas no catálogo, vindas de 75 instituições. A maioria delas são gaúchas, mas também há submissões de Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Alagoas, Bahia, Ceará e Distrito Federal, além de algumas tecnologias internacionais. Startups, empresas, universidades, institutos federais, organizações da sociedade civil, centros de inovação e grupos de voluntários estão entre os participantes.

As áreas contempladas pelas soluções são variadas e incluem: alimentação; acolhimento e apoio social; áreas de risco/gestão de riscos; central de processamento, coleta e análise de dados; comunicação; educação/educação ambiental; infraestrutura; logística; planejamento climático; planejamento urbano; redes de drenagem; saúde mental; segurança; sistemas de previsão e alertas; e telecomunicações.

“Estamos recebendo respostas de diversos lugares no Brasil e no mundo, com projetos inovadores que podem fazer a diferença para os desafios complexos que enfrentamos no Rio Grande do Sul. Fazemos, então, uma curadoria das propostas e disponibilizamos as soluções no Observatório da Inovação, cujo acesso é aberto a todos”, pontua a titular da Sict, Simone Stülp.

São parceiros da Sict na ação a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), a Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp), a Associação Gaúcha de Startups (AGS) e o GovTech Lab.

O catálogo será atualizado diariamente. Os interessados em participar devem preencher um formulário, que tem versões disponíveis em português e inglês:

Texto: Ascom Sict
Edição: Secom