Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Catamarã Tapajós leva governadora e secretariado a Guaíba

Publicação:

A governadora, Yeda Crusius, durante embarque  na embarcação denominada Catamarã Tapajós, para realização do trajeto Porto Alegre-Guaíba, onde, em comemoração à Semana Farroupilha, será instalada a sede do governo do Estado.
Yeda Crusius embarca no Catamarã Tapajós - Foto: Jefferson Bernardes / Palácio Piratini

O transporte da governadora Yeda Crusius e de seu secretariado do Caís do Porto de Porto Alegre até a cidade de Guaíba, onde foi instalada a sede do governo do Estado na tarde desta sexta-feira (19), pode ter sinalizado a retomada do transporte hidroviário na Região Metropolitana. O barco Catamarã Tapajós realizou o percurso em 20 minutos, impressionando os passageiros, que foram unânimes em ressaltar a segurança, a velocidade e o conforto da embarcação.

Entre os diálogos mais ouvidos, falava-se da necessidade de investimentos público e privado para que o transporte fluvial se torne uma alternativa econômica e moderna, e a travessia do Guaíba possa ter linhas regulares de embarcações como o Tapajós, que foi construído em território gaúcho, com tecnologia de ponta e que será empregado no transporte fluvial da bacia do Rio Amazonas.

Anfitrião, o presidente da empresa BB Barcos, Hugo Fleck, referiu-se ao projeto de Parcerias Público-Privadas (PPPs) - recém-regulamentado pelo governo do Estado -, salientando que somente agora embarcações desse tipo podem se tornar realidade. Estou orgulhosa pela menção às PPPs ter partido de um empreendedor. São os empreendedores que podem ver os tesouros que existem no Estado e os que ainda podem ser descobertos. Com os novos investimentos, neste novo período do governo, e com o déficit zero, vai chegar o momento de restaurarmos o transporte fluvial entre Porto Alegre e Guaíba, retribuiu a governadora.

O Catamarã Tapajós atracou no cais da Aracruz Celulose, em Guaíba, onde a governadora e os demais passageiros foram recebidos por 30 cavalarianos pilchados e diretores e funcionários da empresa. De lá, a governadora dirigiu-se, juntamente com secretários, à casa de Gomes Jardim, onde instalou a sede do governo do Estado, resgatando o que ocorreu durante a Revolução Farroupilha.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul