Caxias do Sul chega a 35 bairros com Polícia Comunitária
Publicação:

Quase 228 mil moradores de Caxias do Sul já contam com policiais militares morando e atuando em seus bairros. A Secretaria da Segurança Pública implantou oficialmente, nesta sexta-feira (20), mais oito núcleos de Polícia Comunitária em dez bairros. Somados aos já existentes, chegam a 23 núcleos e 35 bairros. O total de investimentos nos dez novos núcleos é de aproximadamente R$ 650 mil.
Caxias do Sul foi a cidade pioneira, onde o projeto existe há mais de um ano. Após a implantação, os homicídios nos bairros com policiamento comunitário diminuíram mais de 50%. O secretário adjunto da Segurança Pública do RS, Juarez Pinheiro, disse que Caxias do Sul é nosso primeiro grande case da Polícia Comunitária. Os resultados já demonstram que o projeto veio para ficar e crescer em todo o Estado.
Pinheiro informou, ainda, que no ano que vem será feita uma avaliação detalhada do desempenho do policiamento comunitário em 11 municípios onde o projeto já está em funcionamento. O secretário da Segurança Pública de Caxias do Sul, Roberto Soares Louzada, lembrou que o município é entusiasta do projeto e sempre ofereceu apoio ao Estado. Não se consegue fazer segurança pública hoje sem a parceria dos três entes federados, União, Estado e municípios, ponderou.
O presidente das Associações de Moradores de Bairro, Valdir Fernandes Walter, afirmou que a comunidade de Caxias do Sul abraçou a causa desde o começo. Antes era difícil haver segurança nos bairros, pois até uma ocorrência ser atendida poderia ser tarde. Hoje, a sensação é de segurança, pois os policiais estão inseridos nos bairros.
O projeto
A Polícia Comunitária - implantada do Rio Grande do Sul pela Secretaria da Segurança Pública - traz um conceito inédito no Brasil, de aproximar os policiais com a população, alimentando a sensação de segurança pública a partir dessa convivência. Combina o policiamento comunitário denominado de Chuzaisho (do Japão) e o de policial de quarteirão. Traz para o perímetro urbano o conceito japonês que coloca o policial a morar em pequenas comunidades da zona rural.
É operado a partir de núcleos formados por bairros, que são atendidos por PMs que moram nos locais onde farão o policiamento. Uma parceria entre a Secretaria e as prefeituras garante uma bolsa-auxílio para o pagamento do aluguel das casas para os policiais. Na implantação do projeto, o Estado entrega uma viatura nova para cada núcleo e equipamentos de uso individual para cada policial. A SSP, por meio do Departamento de Ensino e Treinamento, capacita policiais e líderes comunitários.
Núcleos de Polícia Comunitária em Caxias do Sul
- Vila Cristina
- Jardim Eldorado, Adorado, Jardim Iracema e Serrano
- Planalto
- Ana Rech
- Desvio Rizzo
- Esplanada
- Fátima
Texto e foto: Fábio Ritter
Edição: Redação Secopm (51) 3210.4305