Caxias do Sul será um dos primeiros municípios a contar com Junta Digital

Itacir da Jucis
Itacir Flores anuncia que Caxias do Sul será o primeiro município do interior a contar com a Junta Digital - Foto: Denise Rodrigues

Caxias do Sul deve ser uma das primeiras cidades do RS a contar com a Junta Digital, sendo também a primeira Unidade Desconcentrada em atividade no estado com 30 anos de fundação. A consolidação do Projeto Junta Digital está sendo um importante passo na modernização da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS), segundo órgão de registro do país a contar com ambiente totalmente digital na sua sede, em Porto Alegre.

Em pleno funcionamento, o sistema permite que as empresas sejam constituídas, alteradas ou extintas, além de outros atos empresariais, totalmente via online, beneficiando milhares de usuários. Lançada em abril, no Palácio Piratini, a nova plataforma, ou seja, Junta sem Papel, já é um marco na história do registro mercantil do RS.

O presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS), Itacir Amauri Flores, explica que a Junta Digital tem tido uma “grande aceitação” por parte dos empresários, contadores, administradores, advogados e tantos outros profissionais que utilizam diariamente os serviços disponíveis pela autarquia. Segundo ele, o município de Caxias do Sul por seu “potencial registral” deverá ser inserido no projeto Junta Digital. Caxias do Sul tem 483.377 moradores, conforme levantamento do IBGE de 2017, e que se consolida como a segunda maior cidade do estado em número de habitantes e em importância econômica, além de ser o maior Escritório Regional em número de processos de registros mercantil do interior.

Amauri Flores informa que até o início da implementação da Junta Digital, dois servidores da JucisRS foram designados para atuarem diretamente na análise dos Processos e dos Livros protocolados na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC). Ele ressalta ainda que devido à grande demanda de documentos que ainda não foram analisados naquele município, em negociações com a direção da entidade (CIC) ficou acertado que os mesmos fossem trazidos para a sede da JucisRS.
Hoje, a JucisRS tem 21 Postos de Atendimento e 39 Unidades Desconcentradas no interior do estado, totalizando 60 municípios. Outras cidades já estão sendo contatadas para participarem do projeto Junta Digital.

Texto: Denise Rodrigues / Ascom JucisRS
Edição: Léa Aragón/ Secom