Cecom e Cage promoverão curso para interação dos sistemas de aquisição de bens
Publicação:
A Central de Compras do Estado (Cecom), órgão vinculado à Secretaria da Administração e Recursos Humanos, e a Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage) reunirão, nesta sexta-feira (10), mais de cem servidores de 52 órgãos públicos do Rio Grande do Sul para a apresentação da versão de integração dos sistemas de gerenciamento de licitações de bens (LIC) e o de controle da execução das despesas públicas (FPE). O encontro ocorre das 14h às 16h, no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari.
A integração entre os sistemas contempla a obrigatoriedade de requisições eletrônicas para execução da despesa, referentes à aquisição de bens de consumo e permanentes. Também serão observados os casos de aquisições através de dispensa de licitação.
De acordo com o coordenador do sistema LIC da Cecom, Alexandre Husek de Freitas, uma das principais vantagens dessa integração é a transparência, proporcionando um maior acompanhamento na relação entre aquisição de bens e despesas públicas. O LIC é administrado pela Cecom, responsável pela maioria das licitações dos órgãos públicos estaduais, e o sistema FPE é gerenciado pela Cage, órgão do Tesouro do Estado.
Para melhor compreensão do processo, durante o treinamento, previsto para a semana seguinte ao evento, cada órgão deverá ser representado por um servidor da área de compras e outro da área de finanças, que serão multiplicadores do conhecimento em seus órgãos de origem.
Mais informações podem obtidas por meio do telefone (51) 3288-1181, na Cecom.