Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

CEEE assina contrato para construção de duas novas linhas de transmissão em Porto Alegre

Publicação:

A diretoria do Grupo CEEE assinou, nesta segunda-feira, 13, com a Prysmian Energia Cabos e Sistema do Brasil S.A, o contrato para a construção de duas linhas de transmissão subterrâneas em Porto Alegre. A ação faz parte de um conjunto de obras que
CEEE assina contrato para construção de duas novas linhas de transmissão em Porto Alegre

A diretoria do Grupo CEEE assinou, nesta segunda-feira, 13, com a Prysmian Energia Cabos e Sistema do Brasil S.A, o contrato para a construção de duas linhas de transmissão subterrâneas em Porto Alegre. A ação faz parte de um conjunto de obras que objetivam melhorar o sistema energético da Capital, com reforço ao período em que a cidade sediará os jogos da Copa do Mundo de 2014.

O investimento total desses empreendimentos da Companhia, em Porto Alegre, com 6,5 quilômetros de extensão, é de R$ 19,7 milhões e envolve a linha que liga a Subestação Menino Deus com a Subestação Porto Alegre 10 (na Av. Ipiranga, esquina com Lucas de Oliveira), e a que parte da Subestação Porto Alegre 12 (na avenida Senador Tarso Dutra) e vai até a Porto Alegre 5 (nas esquinas da Lucas de Oliveira, com a Casemiro de Abreu).

A contratação envolve a elaboração do projeto executivo, construção da infraestrutura civil, fornecimento de todos os materiais e equipamentos, lançamento dos cabos, montagem eletromecânica, comissionamento e testes do trecho subterrâneo das linhas de transmissão de energia elétrica em 69 mil volts.

O abastecimento à subestação Menino Deus, principal fonte de suprimento em média tensão ao Estádio Beira-Rio, já em construção na Av. Padre Cacique na altura do número 1.500, será feito pela linha de transmissão subterrânea, Porto Alegre 10 x Menino Deus. A unidade, que terá dois transformadores de 25 MVA (megavolts-ampères), totalizando uma potência de 50 MVA, usará a moderna tecnologia GIS (Gas Insulated Switchgear), isolada a gás SF6 e está com 70% do trabalho de fundações realizado.

Já a linha de transmissão Porto Alegre 12 x Porto Alegre 5, também subterrânea na tensão de 69 mil Volts, será a única fonte de suprimento, em 69 mil Volts, às subestações Porto Alegre 5 (obra de ampliação já contratada com a Altus Sistemas de Informática S.A) e à futura subestação Floresta, em fase de processo licitatório.

Texto: Mara Medeiros
Foto: Fernando C. Vieira
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul