CEEE Distribuição faz campanha para reduzir acidentes nas redes elétricas
Publicação:
A CEEE Distribuição realizará uma série de atividades para marcar a Semana Nacional de Segurança com a Energia Elétrica. A programação inicia nesta segunda-feira (07), das 8h às 10 h, no Largo Glênio Peres, em frente ao Mercado Público, na Capital gaúcha, com distribuição de material educativo à população. Ao longo da semana, a Companhia participa de palestras em escolas públicas e construção civil, blitze na Esquina Democrática, em Porto Alegre, e também no interior, nas cidades que pertencem à área de concessão da CEEE.
A Campanha é realizada por 49 empresas de distribuição de todo o Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), em 2010, o contato com fios da rede elétrica causou 304 mortes no País. Dos quatorze tipos de ocorrências catalogadas, a construção e manutenção predial lideram o ranking, com 88 mortes.
As concessionárias reconhecem a gravidade e, por isso, estão intensificando as ações que foram desenvolvidas nos últimos anos para conscientizar a população sobre os cuidados a serem observados para evitar acidentes com a rede de energia elétrica. As campanhas têm apresentado bons resultados. Os dados dos últimos dez anos mostram significativa redução da taxa de gravidade nos acidentes - de 4,8% ao ano e da taxa de frequência - 4% ao ano.
Conscientização
A campanha da Abradee, em parceria com 42 concessionárias associadas, será realizada de 7 a 13 de novembro e terá como Slogan Segurança - Siga Em Frente Com Essa Ideia. A expectativa é alcançar 160 milhões de habitantes em todo o território brasileiro. Entre os temas selecionados para a campanha, têm destaque a instalação de antena de TV, soltar pipa, construção civil e furto de energia.
Nestes casos, a informação e conscientização da população sobre os riscos envolvidos e como evitá-los, é fator decisivo na prevenção. O objetivo é mostrar que cuidados simples, tomados no dia a dia, são importantes para evitar acidentes e as explicações são necessárias para conscientizar as pessoas, explica o presidente do Grupo CEEE, Sergio Souza Dias. Segundo ele, a repetição anual deste tipo de campanha, em conjunto com as ações permanentes das distribuidoras, contribuirá para criar na população uma consciência de prevenção de riscos e reduzir o número de acidentes.
Uma análise dos dados mostra qe dos quatro tipos de ocorrências abordados na campanha, os dois mais críticos são construção e manutenção predial, com 88 mortes em 2010, e ligação elétrica clandestina (furto de energia), com 40 mortes em 2010. No caso específico da construção e manutenção predial, merece registro o fato de o Brasil estar passando, desde 2008, por um período de grande aumento de construção de moradias.
Texto: Assessoria de Comunicação
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305