Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Investimento de R$ 10 milhões amplia fornecimento de energia em Guaíba

Publicação:

Novo equipamento rebaixa tensão da energia que chega à unidade de 230 kV (quilovolts) para 69 kV
Novo equipamento rebaixa tensão da energia que chega à unidade de 230 kV (quilovolts) para 69 kV - Foto: Divulgação/CEEE

A região de Guaíba conta com mais disponibilidade e qualidade da energia elétrica. A Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) concluiu este mês a obra de ampliação da Subestação Guaíba 2, instalando novos equipamentos e mais um transformador de 50 MVA (megavolt-ampères) de potência.

Com o novo equipamento, que rebaixa a tensão da energia que chega à unidade de 230 kV (quilovolts) para 69 kV, a disponibilidade da energia para Guaíba e região aumenta 50%, totalizando 150 MVA. O investimento é de R$ 10,2 milhões e teve financiamento internacional do Banco Interamericano de Desenvolvimento e da Agência Francesa de Desenvolvimento.

O diretor de Transmissão da CEEE, Jorge Jobim, ressalta que a obra é de grande importância para todo o sul da Região Metropolitana e demonstra a capacidade de melhorar cada vez mais a qualidade da energia fornecida. "O investimento vai aumentar a disponibilidade e a qualidade do fornecimento de energia para os municípios de Guaíba, Charqueadas, Eldorado do Sul, Barra do Ribeiro e arredores", avaliou.

A obra teve início em fevereiro de 2017. A SE Guaíba 2 se localiza no km 294 da BR-116, no bairro São Francisco, a 30 quilômetros de Porto Alegre.

Texto: Ascom CEEE
Edição: Gonçalo Valduga/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul