Ceitec constitui Conselho de Administração

Foi constituído hoje (29), o Conselho de Administração, do Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec). O primeiro centro de microeletrônica do hemisfério sul começará a produzir chips em Porto Alegre no início de 2004. O resultado será a modernização de todo o parque produtivo do Estado, que passará a ser referência na América Latina e no hemisfério sul. É também um meio de geração de renda espraiada e incentivo à pesquisa e ao conhecimento, destacou o governador Olívio Dutra, na assembléia que constituiu o Ceitec entidade civil, realizada no Theatro São Pedro. A assembléia aprovou os estatutos do Ceitec, elegeu como representante entre os instituidores o empresário Luiz Francisco Gerbase, da Altus, de São Leopoldo, e empossou como diretor presidente Nery dos Santos Filho, coordenador do projeto desde o seu início. O Conselho de Administração, que terá a tarefa de definir as diretrizes estratégias da instituição, é formado por 21 membros não-remunerados, com a seguinte representação: quatro do Governo do Estado; dois da prefeitura; e um de cada instituição parceira: MCT, Ufrgs, Pucrs, Unisinos, Abinee-RS, Senai, Fiergs e CUT-RS. Além destes, mais dois reconhecidos empresários e pesquisadores nacionais serão designados posteriormente, bem como representantes de universidades do Uruguai e da Argentina. O Ceitec será construído em um terreno doado pela Prefeitura de Porto Alegre, na Lomba do Pinheiro, entre os campus da Ufrgs e Pucrs. O projeto está orçado em R$ 92 milhões, com a seguinte composição: R$ 44 milhões em fundos do MCT, R$ 34 milhões em equipamentos da Motorola, R$ 11 milhões dos governos estadual e municipal e mais de R$ 3 milhões das agências de fomento à pesquisa Fapergs, Finep e CNPq. Mantendo o cronograma do projeto, atualmente estão sendo executadas as obras de infra-estrutura no terreno que sediará o Centro, na Lomba do Pinheiro; e a empresa norte-americana Spectra, de Austin, está fazendo o projeto conceitual do Centro, que deve ser entregue na última semana de maio. A próxima etapa, segundo o Nery dos Santos Filho, é a definição dos parâmetros técnicos e estrutura básica que balizará a fase seguinte - a contratação do projeto executivo e a construção do prédio de 7.300 metros quadrados. O diretor da Motorola Brasil, Antonio Calmon, festejou: estamos muito próximos do primeiro chip made in Brasil. A importância de o Ceitec passar de projeto a associação civil, sem fins lucrativos e com gestão de caráter público, foi enfatizada igualmente pelo prefeito de Porto Alegre João Verle, que lembrou a iniciativa da prefeitura de Porto Alegre com a incubadora tecnológica pioneira no RS em 1991; pelo secretário executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia Carlos Américo Pacheco, destacando o papel do Ceitec como âncora da política de microeletrônica do Brasil. Lembrando todas as etapas do projeto desde a assinatura do Protocolo de Intenções, em julho de 2000, o secretário da Ciência e Tecnologia, Renato de Oliveira, que presidiu a assembléia, disse que o governo concluía sua tarefa essencial: viabilizar a constituição de uma aliança inédita entre poder público, empresas e universidade. O projeto Ceitec criou um ambiente de atração de outros parceiros, com divisão de responsabilidades e condições de auto-sustentabilidade.