Cem mil pessoas já visitaram exposição que fica em cartaz no Margs até 30 de agosto

Sucesso de público forma extensas filas para mostra Arte na França: 1860-1960: O Realismo, no Museu de Arte do Rio Grande do Sul(MARGS), na praça da Alfândega, no centro de Porto Alegre.
Mostra Arte na França: 1860-1960: O Realismo - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

A mostra Arte na França 1860 - 1960: O Realismo já levou cem mil pessoas ao Museu de Arte do Rio Grande do Sul. Longas filas foram registradas no último final de semana. Somente no domingo (23) mais de quatro mil visitantes conferiram a exposição. Cerca de 60 toneladas de alimentos foram arrecadados através do ingresso solidário, doações que vão para o Comitê de Ação Solidária do Governo do Estado fazer a distribuição.

Arte na França 1860-1960: O Realismo entra na sua última semana em cartaz. A mostra, que faz parte das comemorações do Ano da França no Brasil, encerra no dia 30 de agosto e já se constitui em um marco nos 55 anos de história do Museu. A expectativa é que até o final do mês o número de visitantes aumente ainda mais.

A exposição reúne 140 obras do período em que o realismo se afirma na arte francesa e passa a influenciar o panorama cultural internacional, até o momento em que a arte feita nos EUA ascende ao primeiro posto. Inclui diversos movimentos e escolas, abordados sob a perspectiva do realismo. As peças são apresentadas em ordem cronológica, formando um percurso pelos dois andares do Museu. Pela primeira vez no Estado, é possível apreciar trabalhos de Courbet, Monet, Van Gogh, Degas, Renoir, Picasso, Cézanne, Balthus, Millet, Dérain, Miró, Dalí e Manet, além de brasileiros como Cândido Portinari, Almeida Junior, Iberê Camargo, Lasar Segall e Guignard.

As obras são oriundas da Coleção Berardo, de Lisboa; do Fonds National d´Art Contemporain, do Musée de Années Trente, de Boulogne e da Fondation Alberto et Annette Giacometti, da França; do Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, do Museu de Arte de São Paulo e Museu Lasar Segall, além de colecionadores particulares. Em Porto Alegre, somaram-se obras pontuais do acerco do MARGS, Fundação Iberê Camargo, Pinacoteca de Arte Rio-Grandense APLUB e Acervo Rubem Berta da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, todas escolhidas pelo curador Eric Corne.

A mostra é uma realização do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e do Margs. Patrocínio Banrisul, Grupo Gerdau, CEEE, Corsan, Caixa/RS. Em cartaz até 30 de agosto, de terça a quinta, das 10h às 19h e de sexta a domingo, das 10h às 21h.