Censo de equidade e diversidade do Daer começa na terça (3)
Projeto investiga percepção dos servidores sobre valorização das diferenças na autarquia
Publicação:
Começa na terça-feira (3/12) o preenchimento on-line do questionário para a realização do censo que mapeará os espaços ocupados por grupos minorizados e possíveis situações discriminatórias no Departamento de Estradas de Rodagem (Daer), vinculado à Secretaria de Logística e Transportes (Selt). O censo será realizado até fevereiro de 2025 e integra as ações do Grupo de Trabalho (GT) instituído em julho para implantar o Comitê de Equidade do departamento.
A intenção é verificar se servidores, estagiários e trabalhadores terceirizados do Daer identificam práticas discriminatórias com relação a gênero, raça, idade e deficiências na autarquia e se isso impacta as condições de trabalho, ocupação de cargos de chefia e promoções, por exemplo.
Além do censo, iniciativa que permitirá conhecer de maneira mais objetiva a realidade dos servidores, também estão previstas ações de formação, já realizadas no âmbito do GT e da diretoria do Daer, incluindo palestras com especialistas no tema da inclusão e trocas de experiências com outros órgãos públicos.
No futuro, as ações serão disseminadas para o conjunto dos trabalhadores da instituição. A iniciativa de implantação do Comitê de Equidade é pioneira na administração pública estadual.
Lançamento oficial do projeto
O lançamento oficial do projeto para a implantação do Comitê de Equidade do Daer ocorreu em 22 de novembro, na Sala de Recitais da Ospa, em Porto Alegre. As reuniões do GT, porém, já ocorrem desde julho.
O evento reuniu representantes de órgãos públicos estaduais que atuam com a temática da inclusão. Durante a cerimônia, o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, destacou a importância do projeto para a sociedade.
A programação do evento incluiu uma apresentação da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul, a exibição do vídeo Caminhos da equidade, produzido pela assessoria de comunicação Social do Daer, e uma palestra conduzida pelo professor Rudimar Baldissera, que abordou a diversidade dentro das organizações. Baldissera também participa das ações de formação do GT e da diretoria do departamento.
O GT para a implantação do Comitê de Equidade do Daer é composto por 15 membros – incluindo servidores do Daer, da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) e da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage/Sefaz).
Texto: Ascom Daer
Edição: Secom