Central de Compras da SARH é referência no Brasil
Publicação:
A subsecretária de Administração do Espírito Santo, Maria Leila Casagrande, está em Porto Alegre, desde segunda-feira (08), para se inteirar da atuação da Central de Compras da Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos (Cecom/SARH) e de sua importância para a redução das despesas que envolvem a administração pública. O objetivo da visita é assimilar in loco a experiência da metodologia empregada no sistema de compras e contratação de serviços do Governo do Rio Grande do Sul para a adoção de medidas que melhor se adaptem à realidade desta área no Estado do Espírito Santo.
De acordo com Maria Leila, durante o encontro que manteve com a superintendente da Cecom, Nizani Rita Palha Bonamigo Marquez Torres, o Rio Grande do Sul, por meio da Cecom, serve de referência no que diz respeito ao sistema de compras e contratação de serviços. Segundo ela, o Espírito Santo vive um novo governo e, consequentemente, uma nova realidade que deverá passar pela contenção dos gastos públicos.
Ela assinala que, atualmente, em seu estado, cada Secretaria realiza seu processo licitatório. Com exceção dos serviços e materiais utilizados pelo governo como um todo, os demais são licitados pelos próprios órgãos requisitantes. Esta prática é que nós pretendemos mudar, por meio de um órgão que centralize o processo licitatório destinado às compras públicas e à contratação de serviços pelo estado, enfatiza.
Leila Casagrande observa que este futuro órgão deverá ficar ligado a Subsecretaria da Administração, que, por sua vez, está vinculada à Secretaria da Gestão e Recursos Humanos, cujo titular é Heráclito Pereira Júnior. A subsecretária lembra, ainda, que esta é uma das propostas do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, no seu intuito de aprimorar a qualidade das compras e, ao mesmo tempo, reduzir as despesas.
Posteriormente, a representante capixaba, acompanhada da analista administrativa e financeira da Subsecretaria da Administração daquele Estado, Leidimayre Pereira de Azevedo, conheceu as dependências e os diferentes setores da Cecom. A iniciativa permitiu que, ambas, verificassem, diretamente, as atividades inerentes a cada departamento do órgão.
Texto: Adriano Marcelo
Foto: Rodrigo Machado Ascom/SARH
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305