Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Centro Cultural CEEE Erico Verissimo tem programação especial de aniversário

Publicação:

Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV)
Centro Cultural CEEE Erico Verissimo comemora 14 anos de fundação - Foto: Beto Rodrigues/Divulgação

O Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV) comemora, neste sábado (17), 14 anos de fundação e 111 anos do nascimento do autor gaúcho que empresta seu nome ao espaço. Mantido pela Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), o centro se localiza na Rua dos Andradas, 1223, Centro Histórico de Porto Alegre.

Para marcar a data, serão exibidos dois filmes no Auditório Barbosa Lessa (4º andar do CCCEV), a partir das 15h. Um deles é a mais recente adaptação da obra de Erico para as telonas, a animação infantil brasileira As Aventuras do Avião Vermelho. O outro é o primeiro filme feito a partir da obra do célebre escritor nascido em Cruz Alta no ano de 1905, o argentino Mirad Los Lirios Del Campo (1947), que foi especialmente traduzido e legendado para a ocasião. O roteiro original de Tulio Demicheli e Mariano Perla encontra-se no Museu do Cinema de Buenos Aires.

Após os filmes, será realizada uma roda de conversa com os diretores de As aventuras do Avião Vermelho, José Maia e Frederico Pinto, para falar sobre os desafios da adaptação. Participam a professora e doutora em Teoria Literária Márcia Ivana de Lima e Silva e o professor de Literatura Brasileira da UFRGS Sergius Gonzaga, que irão contextualizar o romance Olhai Os Lírios do Campo. Também estará presente o pesquisador Márcio Soares dos Santos, que doou para o acervo do Centro Cultural a obra cinematográfica resgatada em uma loja de filmes antigos, no Centro de Buenos Aires.

Dirigido por Ernesto Arancíbia, Mirad Los Lirios Del Campo estreou em 25 de dezembro de 1947 e teve como protagonistas Irma Córdoba, Francisco de Paula, José Olarra, Enrique de Rosas e Silvana Roth. A crítica da época considerou o filme "construcción técnica impecable" (Calki), "calidad honrosa para el cine argentino" (La Prensa) e "realización despareja" (La Nación). A Academia de Artes y Ciencias Cinematográficas de la Argentina outorgou o prêmio Cóndor Académico de melhor partitura musical de 1947 a Julián Bautista por este filme.

Serviço

Pauta: Celebração 111 anos de Erico Verissimo e 14 anos de CCCEV (Centro Cultural CEEE Erico Verissimo).

Como: Exibição gratuita dos filmes As Aventuras do Avião Vermelho e Mirad Los Lirios Del Campo', seguida de roda de conversa.

Onde: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223, Centro Histórico).

Quando: sábado (17), às 15h, exibição dos filmes. Às 19h, a Roda de Conversa.

Texto: Mara Ione Guerra de Medeiros/CEEE
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul