Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Centro Cultural CEEE recebe a exposição internacional

Publicação:

Evento ocorre simultaneamente em Portugal, Polônia e África do Sul
Mostra simultânea em três países marca as comemorações dos 500 anos da gravura do artista Albrecht Dürer sobre o rinoceronte de - Foto: Reprodução/Museu Britânico

Na próxima terça-feira (4), o Centro Cultural CEEE Erico Verissimo será ocupado por uma manada de aproximadamente 70 rinocerontes. Eles fazem parte da Exposição "Rhinos are Coming - Os rinocerontes estão chegando", que poderá ser visitada até o dia 28 de novembro, na sala O Arquipélago. O evento ocorre simultaneamente nas cidades de Lisboa, em Portugal, Lodz, na Polônia, e Cidade do Cabo, na África do Sul, e marca as comemorações dos 500 anos da gravura do artista Albrecht Dürer sobre o rinoceronte de Ganda.

De acordo com a curadora da exposição no Brasil, Maristela Salvatori, que é professora Doutora do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no século XVI alguns animais exóticos foram inocentes protagonistas de jogos de poder mundiais. "Nesse contexto, no ano de 1515 aportou em Lisboa, como um presente diplomático, o primeiro rinoceronte a pisar em solo europeu (Ganda), que naquele mesmo ano foi eternizado em gravura de Albrecht Dürer, constituindo-se como uma das imagens mais marcantes da história da reprodutibilidade”.

Rhinos are Coming apresenta uma abordagem criativa em gravuras e instalações gráficas de artistas vinculados a instituições de ensino de artes da África do Sul, Brasil, Portugal e Polônia.

A organização geral da exposição é do professor José Quaresma, da Universidade de Lisboa, e a curadoria da exposição brasileira, bem como a organização do Ciclo de Conferências, que ocorrerá no dia 14 de novembro, é de Maristela Salvatori. As conferências serão também simultâneas nas demais cidades que recebem o projeto.

Exposição “Rhinos are Coming - Os rinocerontes estão chegando

Quando: Abertura dia 4/11, às 19h, e visitação até 28 de novembro (de terça a sexta, das 10h às 19h, e sábados, das 11h às 18h.

Local: Sala O Arquipélago, no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223. Centro histórico de Porto Alegre).

Entrada gratuita. Agendamento de visitas mediadas pelo site www.cccev.com.br/index.php/visitas-guiadas

Ciclo Internacional de Conferências: sexta-feira, 14 de novembro de 2014, 9h às 17h30

Texto: Assessoria CEEE
Edição: Redação Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul