Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Centro Cultural em Bagé é reabilitado e ganha nova sede

Publicação:

O Centro de Desenvolvimento da Expressão (CDE) Odessa Macedo, em Bagé, ganhou uma nova sede. A inauguração, na tarde dessa segunda-feira (9), teve a participação do secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil. No inicio de 2011 a instituição passou por
Centro Cultural em Bagé é reabilitado e ganha nova sede

O Centro de Desenvolvimento da Expressão (CDE) Odessa Macedo, em Bagé, ganhou uma nova sede. A inauguração, na tarde dessa segunda-feira (9), teve a participação do secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil.

No inicio de 2011 a instituição passou por sérias dificuldades financeiras e graças a uma parceria do Governo do Estado com a prefeitura municipal de Bagé foi possível manter o trabalho de arte-educação desenvolvido pelo Centro.

Assis Brasil destacou a importância de aprender para desenvolver a arte e a criatividade. Toda e qualquer escola é uma arte de civilização e transformação. Fico feliz ao ver a concretização do encontro de vontades políticas para manter o CDE. Além de todas as razões há também o fato de Bagé ser um difusor de cultura, completou.

O prefeito Dudu Colombo ressaltou a relação construtiva entre a comunidade de Bagé e o Governo do Estado. Que tenhamos sempre a serenidade de trabalhar de forma articulada pela valorização da cultura e pela democratização do acesso a ela, finalizou.

A solenidade contou ainda com a presença do novo secretário municipal de cultura, Silvio Machado, da diretora do CDE Rita Gomes, familiares de Odessa Macedo e da fundadora da escola de arte, Marilu Teixeira.

MACRS itinerante
A agenda do secretário Assis Brasil em Bagé nesta segunda-feira começou com a visita ao Espaço Cultural Da Maya, que recebe a mostra A Medida do Gesto - Um Panorama do Acervo do MAC/RS. A exposição ganhou, recentemente, o Prêmio Especial do Júri do 7º Açorianos de Artes Plásticas, da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre. A realização é uma parceria do projeto Arte Sesc - Cultura por Toda Parte e do Museu da Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MAC/RS).

Da ficção ao real
Assis Brasil ainda visitou em Bagé a cidade Cenográfica de Santa Fé, construída para ser o cenário do filme O Tempo e o Vento, de Jayme Monjardim, baseado no livro de Erico Veríssimo (estreia nacional na última semana de setembro). Estou encantado por ver materializado no pampa o pedaço de uma obra que simboliza o próprio Rio Grande do Sul. Erico Verissimo gostaria de ver isto aqui, disse o secretário. A prefeitura de Bagé vai usar o espaço para atividades culturais e turísticas. No domingo (8), o local foi palco da 1ª Tertúlia Livre com a presença de duas mil pessoas.

Texto e foto: Maria Emilia Portella
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul