Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Centro da Juventude de Viamão reabre atendimento aos jovens do território

Publicação:

viamao26
Representantes e jovens dos outros CJs também prestigiaram a cerimônia - Foto: Divulgação/Maycon Grilo

Foi em clima de festa que o Centro da Juventude Viamão, do Programa de Oportunidades e Direitos (POD), reabriu o atendimento nesta terça-feira (26). Com música, dança e muita integração, jovens multiplicadores e pré-inscritos nas atividades, familiares e convidados da comunidade comemoraram a retomada dos trabalhos. Representantes e jovens dos outros CJs também prestigiaram a cerimônia.

O Centro da Juventude Viamão retomou o atendimento sob a gestão do Centro de Promoção da Criança e do Adolescente (CPCA), que já é organização parceira do Estado na gestão do CJ Lomba do Pinheiro. O espaço ficou fechado para readequação das atividades conforme demandas do território.

O frei Luciano Bruxel, diretor do CPCA, deu as boas-vindas aos jovens e destacou a importância do trabalho de prevenção à violência. “Temos visto muitos jovens se perderem e perderem a vida por falta de oportunidades. Não podemos deixar mais essas tragédias acontecerem. Investir na juventude e na prevenção é salvar vidas e garantir um futuro melhor para toda a sociedade”, afirmou. Na mesma linha, o coordenador-geral do CJ, Alex Vidal, ressaltou o objetivo do programa de ajudar os jovens do território, gerando oportunidades e garantindo direitos. Ele também apresentou a equipe que vai trabalhar no local.

O secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Catarina Paladini, participou da cerimônia e falou sobre o compromisso do governo estadual com o POD e a relevância das ações dos CJs para o futuro dos jovens. “É um programa que continua sendo uma prioridade do governo e que tem como base esse protagonismo juvenil que estamos vendo aqui. Nos próximos meses teremos o investimento de mais de 2,5 milhões de reais para reformar e adequar este espaço, garantindo melhor qualidade e conforto às atividades e o atendimento de mais jovens”, concluiu.

outras260
Muitas atividades marcaram o retorno dos trabalhos no CJ Viamão nesta terça-feira - Foto: Divulgação/Maycon Grilo

O evento teve músicas da banda do CJ Viamão, que vinha se reunindo e ensaiando mesmo durante o período de recesso. A turma da Lomba do Pinheiro cantou o rap Salve o CJ, de autoria da turma do POD no território, para dar as boas-vindas aos novos inscritos. Também houve apresentação de danças. E a tarde terminou animada com integração e comilança, com salgadinhos e bolo para comemorar a reabertura do Centro de Juventude.

Também participaram do evento o comandante do 18º Batalhão da Brigada Militar, Major Itacir Ramos; o secretário-geral de governo da prefeitura de Viamão, Bira Camargo; e o coordenador da Juventude de Viamão, Renato Quintana.

Atividades

O CJ Viamão oferece os cursos de auxiliar administrativo, inglês, embelezamento e barbearia, e oficinas de música, dança, esportes, artes e cultura. Além disso, conta com atividades de comunicação não violenta e justiça restaurativa. Nestas primeiras duas semanas acontecem oficinas livres de artes, cultura, lazer e cidadania. Os cursos regulares terão início no dia 11 de março.

As inscrições ficam abertas permanentemente. Para participar das atividades, basta ir até o local com um documento de identidade e o comprovante de matrícula (se estiver estudando). É preciso ter entre 15 e 24 anos e residir no território. Jovens com menos de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal. O CJ Viamão fica na Escola Ana Jobim (avenida Senador Salgado Filho, nº 2.205 - Bairro Cecília, atrás da UPA). O telefone de contato, com whats app, é o (51) 99386 8004. O horário de funcionamento é das segundas às quintas-feiras, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. Na sexta-feira, o CJ não funciona no turno da tarde.

Texto: Melina Fernandes/POD
Edição: André Malinoski/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul