Centro de Informações Toxicológicas orienta população para a prevenção de acidentes
Publicação:
O Centro de Informações Toxicológicas do Estado (CIT) promoverá atividades no Parque Moinhos de Vento (Parcão), em Porto Alegre, no próximo sábado (20), das 10 às 16 horas, para marcar o Dia Estadual de Prevenção de Acidentes Tóxicos. A ação integra os esforços do CIT para reverter os números que colocam o Rio Grande do Sul em primeiro lugar em registros de casos de intoxicação entre as unidades da Federação.
Segundo dados do Ministério da Saúde, referentes ao ano de 2008, o Estado responde por 21% do total de 99.215 atendimentos realizados pelos CITs do País. Entre os anos 2000 e 2010, as exposições tóxicas atendidas pelo CIT/RS aumentaram mais de 60%, totalizando mais de 220 mil atendimentos.
Sob o lema Adote essa ideia: todo dia é dia de prevenção de acidentes tóxicos, o CIT/RS alerta especialmente para a necessidade da prevenção envolvendo crianças menores de sete anos, que representam um terço de todos os atendimentos realizados pelo Centro. Estas intoxicações ocorrem principalmente em ambientes domésticos, com produtos que a grande maioria das pessoas não considera de risco, como medicamentos, artigos de limpeza e higiene, raticidas e inseticidas.
No sábado, data em que o CIT/RS completa 35 anos de história, técnicos do Centro estarão no Parcão à disposição da comunidade para dar dicas de como evitar acidentes e o que fazer caso eles ocorram. A atividade vai incluir jogos infantis, brincadeiras, distribuição de materiais educativos e exposição de animais peçonhentos, com informações sobre identificação, cuidados e procedimentos em caso de picadas.
Palestra aborda aspectos toxicológicos do crack e do oxi
A programação alusiva ao aniversário do CIT/RS, um departamento técnico da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (FEPPS), instituição vinculada à Secretaria Estadual da Saúde (SES), conta ainda com um ciclo de palestras em toxicologia, em parceria com a PUC/RS, que começa nesta sexta-feira (19), às 18h30min, no prédio 12D, sala 140 da Universidade.
Com o tema Cocaína e drogas correlatas: crack e oxi, apresentado por Adriana Barotto, do CIT de Santa Catarina, e Renata Limberger, da Faculdade de Farmácia da UFRGS, o evento é aberto a profissionais e estudantes das diversas áreas da Saúde. Mais informações e inscrições junto a Pró-Reitoria de Extensão da PUC pelo telefone (51) 3320.3680 ou pelo e-mail proexsecretaria@pucrs.br.
Texto: Assessoria de Imprensa
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305