Centro de Inovação da Unisc aproxima universidade e empreendedores

SANTA CRUZ DO SUL, RS, BRASIL 09.09.2016: O governador José Ivo Sartori inaugurou, nesta sexta-feira (9), a terceira unidade do Parque Científico e Tecnológico Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul (TecnoUnisc). O bloco sediará Centro de Inovação
Governador José Ivo Sartori inaugurou a terceira unidade do TecnoUnisc - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

A sede do novo Centro de Inovação e Difusão Tecnológica do Parque Científico e Tecnológico Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul (TecnoUnisc) foi inaugurada, nesta sexta-feira (9), no bloco 19 do campus, pelo governador José Ivo Sartori. A construção da nova unidade do parque contou com recursos de aproximadamente R$ 1 milhão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e da universidade.

O novo centro deverá aproximar o meio acadêmico e empreendimentos que buscam infraestrutura baseada em tecnologia e inovação. São 771 metros quadrados de área onde serão promovidas capacitações, seminários e convenções no local. Um laboratório de criatividade e prospecção de tecnologia também atenderá acadêmicos e empresas.

Na entrega da obra, iniciada em dezembro de 2014, Sartori comemorou a parceria com a universidade para promover mais pesquisas, tecnologias, empregos e renda. "Quando uma região vai bem, todos os municípios vão bem. Uma comunidade bem desenvolvida propicia que todas as outras também cresçam", afirmou.

"Levar o desenvolvimento tecnológico às diferentes regiões do estado é apoiar a inovação e estimular o surgimento de novas empresas. Daqui podem surgir novas soluções que vão facilitar a vida das pessoas e novos empreendedores", destacou o governador, que observou como diferencial do parque da Unisc o benefício regional.

Segundo a reitora da Unisc, professora Carmen Lúcia de Lima Hélfer, o parque já contribui com 30 empregos diretos e centenas de indiretos para a comunidade acadêmica e empresarial. "Reconhecemos os esforços e estamos cientes das dificuldades que o Estado enfrenta. Para melhorar, precisamos de educação de qualidade em todos os níveis. A parceria mútua entre governo, universidade e empresas é imprescindível para o crescimento", disse.

Crescimento do parque

O Centro de Inovação e Difusão Tecnológica é a terceira unidade do TecnoUnisc, que inaugurou outros dois centros em maio de 2014, um de Excelência em Produtos e Processos Oleoquímicos e Biotecnológicos (bloco 55) e outro de Pesquisa e Desenvolvimento de Empresas Tecnologicamente Inovadoras (bloco 16).

O parque tecnológico da universidade cresce com o propósito de fomentar a interação entre atividades de pesquisa e de desenvolvimento a partir da transferência mútua de conhecimento e tecnologia entre os setores da sociedade. Além de atuar nas áreas da biotecnologia, oleoquímica e tecnologias ambiental, da informação e comunicação e em sistemas e processos industriais, o TecnoUnisc oferece ambientes de inovação e serviços de consultoria técnica e gestão administrativa, econômica e financeira.

O secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Renato de Oliveira, destacou o crescimento do parque tecnológico como a consolidação da base para pesquisas tecnológicas do sistema de universidades comunitárias do Rio Grande do Sul, "um dos mais importantes grupos de ensino superior do Brasil".

"É a consolidação de um passo importante também para a sociedade civil. Através da universidade, estamos fortalecendo uma das diretrizes desse governo, de que ciência e tecnologia devem ser a mola do desenvolvimento econômico do estado", afirmou.

Texto: Letícia Bonato
Edição: Denise Camargo/Secom