Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Centro de Manejo de Ovinos é novidade na Fafecs

Publicação:

Uma das novidades desta edição da Feira de Agricultura Familiar da Região Centro-Sul (Fafecs), de Camaquã, é o Centro de Manejo de Ovinos. Em um espaço de 8 metros por 22 metros, foi instalada uma estrutura para que os visitantes da feira possam conhecer como, além de facilitar o trabalho na ovinocultura e torná-lo mais prazeroso, o Centro diminui a exigência de esforço físico no momento do manejo.

Nesta área, conforme explica o agrônomo da Emater/RS-Ascar João Luiz Carvalho Ferreira, o custo de implantação é de R$ 1.200,00 de material e R$ 850,00 de mão de obra. A estrutura é para trabalhar com até 150 ovinos e o investimento pode ser bem menor se o produtor utilizar costaneira, taquara, eucalipto e arame já disponível na propriedade. É interessante porque facilita muito a lida, avalia Ferreira.

Além de conhecer o Centro de Manejo de Ovinos, no espaço reservado para a Pecuária Familiar na Fafecs, é possível obter informações sobre toda a cadeia produtiva. O dinheiro obtido com a venda só da carne de uma ovelha vai cobrir os investimento feitos na atividade, fora a renda extra que a família pode conseguir com a transformação da lã em peças artesanais e a comercialização do pelego, completa.

O artesanato em lã ovina vem sendo trabalhado pela Emater/RS-Ascar na Região Centro-Sul como uma forma de valorização da lã naturalmente colorida e da mulher, como integrante e peça fundamental dentro da cadeia produtiva. A valorização de toda a família que se dedica à atividade, buscando a integração entre as pessoas e os grupos, é o que queremos. Assim, nós contribuímos para a fixação do jovem no campo e ainda há uma agregação maior de valor ao produto, destaca a extensionista de Bem-Estar Social da Emater/RS-Ascar de Arroio dos Ratos, Gema Alegretti.

A Fafecs termina neste domingo (14) e é promovida pela Emater/RS-Ascar e Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). A feira acontece em paralelo a Expocamaquã.

Texto: Carine Massierer
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul