Centro de Referência Regional para atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista é inaugurado na Apae de Camaquã

CARD Saúde
-

A Apae de Camaquã inaugurou o Centro de Referência Regional do Programa de Atendimento a Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEAcolhe). A entidade, que completou 50 anos em 2022, se tornou referência em TEA para os 19 municípios da Região de Saúde R9 – Carbonífera/Costa Doce. A Apae Camaquã atende 260 pessoas, sendo 200 em sala de aula, realiza 1,8 mil atendimentos mensais pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e presta assistência a 200 famílias.

O programa TEAcolhe foi lançado em abril de 2021 pelo governo do Estado e tem como objetivo organizar e fortalecer as redes municipais de saúde, de educação e de assistência social no atendimento às pessoas com autismo e suas famílias. Já foram implementados 27 centros de referência regionais e sete macrorregionais no Estado. Cada centro regional recebe um repasse mensal de R$ 30 mil.

A secretaria da Saúde, Arita Bergmann, parabenizou a equipe diretiva e pedagógica da Apae de Camaquã pelo trabalho e empenho em se tornar referência regional. “Só se consegue ser forte e resolutivo quando se trabalha com integração entre as instituições. Tenho certeza que esta instituição será referência e orgulho para toda a região, com boas experiências de capacitação, atendimento e apoio às instituições locais”, destacou Arita. O prefeito em exercício de Camaquã, Vinícios Araújo, e o presidente da Apae de Camaquã, Francisco Delamare, também participaram da inauguração.

Conforme a Portaria 290/01, da Secretaria da Saúde, o Centro Regional de Referência em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) tem o objetivo de atender aos casos severos, graves e refratários da região de saúde respectiva, a partir de protocolo previamente definido. O atendimento dos casos severos, graves e refratários ocorre mediante o uso de Práticas Baseadas em Evidências (PBE) em TEA, nas áreas de saúde, educação e assistência social. Os encaminhamentos são realizados pela rede de saúde local, que deverá ser corresponsável pelo acompanhamento do usuário e sua família.

Região de Saúde R9 – Carbonífera/Costa Doce

A R9 é composta pelos municípios de Arambaré, Arroio dos Ratos, Barão do Triunfo, Barra do Ribeiro, Butiá, Camaquã, Cerro Grande do Sul, Charqueadas, Chuvisca, Dom Feliciano, Eldorado do Sul, General Câmara, Guaíba, Mariana Pimentel, Minas do Leão, São Jerônimo, Sentinela do Sul, Sertão Santana e Tapes.

Visita ao Caps

Em Camaquã, a secretária Arita também visitou o Centro de Atenção Psicossocial  (Caps) I Harmonia, que tem como objetivo ofertar o cuidado em liberdade e promover autonomia aos portadores de transtornos mentais. A equipe conta com uma equipe de profissionais das áreas da psicologia, psiquiatra, serviço social, enfermagem, higienização, recepção, segurança, além de oficineiros e coordenação. O Caps I Harmonia realiza em torno de 1.435 atendimentos multidisciplinares. Na política de atenção psicossocial, o Caps I atende a todas as faixas etárias, para transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas, em cidades ou regiões com pelo menos 15 mil habitantes.

Texto: Ascom SES