Centro Integrado de Comando e Controle já está em funcionamento na Capital

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL: 02.06.14 Governador Tarso Genro visita o Centro Integrado de Comando e Controle.  Foto: Caroline Bicocchi/Palácio Piratini
Mais de 260 servidores da Segurança Pública vão trabalhar de forma integrada no prédio - Foto: Caroline Bicocchi

Faltando 10 dias para o início da Copa do Mundo no Brasil, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), localizado junto à Secretaria Estadual de Segurança Pública, em Porto Alegre, está em funcionamento. O governador Tarso Genro, acompanhado de secretários de Estado e responsáveis pelo centro, conheceu nesta segunda-feira (2) toda a estrutura que foi viabilizada a partir de investimentos do Ministério da Justiça no valor de R$ 40 milhões. O Estado investiu mais de R$ 35 milhões em equipamentos. O prédio integra o trabalho dos profissionais de Segurança Pública nos setores operacional e de gestão.

"Eu estou vendo aqui um trabalho excepcional que está sendo feito pelos governos estadual e federal. O Rio Grande do Sul é o Estado que mais soube aproveitar e receber aquilo que foi proporcionado pela União em matéria de investimento, tecnologia e estrutura institucional para a Copa do Mundo. É um orgulho ver o resultado deste trabalho, e hoje temos não só uma nova estrutura de segurança pública, mas também profissionais capazes de fazer um trabalho como este que todos estão vendo aqui", afirmou Tarso, ressaltando que o Centro muda a qualificação tecnológica, a preparação do pessoal e, principalmente, o futuro da segurança pública do Estado. “A partir desta estrutura institucional e novas tecnologias, finalmente temos um trabalho totalmente integrado, sem concorrência, entre Brigada Militar e Polícia Civil”, disse.

O secretário da Segurança Pública, Airton Michels, afirmou que o Centro Integrado é a demonstração de uma parceria importante entre Estado e União, que viabilizou em menos de dois anos a construção do prédio. “Teremos aqui 100% de possibilidade de atendimento do 190, com tecnologia que nos permite unir todos os agentes de segurança pública para usufruir de ferramentas que melhoram ainda mais o atendimento a gaúchos e turistas. Nós estamos preparados para a Copa do Mundo. Aqui temos um mapa de toda cidade com visibilidade plena, que permanecerá após a Copa. Só aqui são mais de 260 servidores da Segurança Pública, que estarão trabalhando de forma integrada, proporcionando o mapeamento mais eficaz de tudo o que estiver ocorrendo na Capital”, disse Michels. Segundo ele, o Governo do Estado pretende expandir a tecnologia a toda a Região Metropolitana.

Durante os jogos da Copa em Porto Alegre, o secretário da Segurança Pública, o Comandante da Brigada Militar, um representante do Exército e o superintendente da Polícia Federal, terão acesso a imagens do estádio Beira-Rio e entorno em tempo real. “Todas as eventuais ocorrências que ali existam serão acompanhadas e teremos absolutas condições de ter o gerenciamento de tudo o que ocorrer a partir da integração das quase mil câmeras de segurança espalhadas por Porto Alegre”, completou o secretário.

A chegada da seleção do Equador na segunda-feira (9), será o primeiro grande teste de efetividade das ações de segurança em Porto Alegre, de acrdo com Michels. "Nós já fizemos outras simulações, mas o nosso primeiro teste real será com a chegada da seleção, com escolta deste o aeroporto até o Centro de Treinamento em Viamão".

Tranquilidade durante os jogos
Questionado sobre eventuais protestos durante o campeonato, Tarso garantiu tranquilidade. "A ordem que dei aos agentes de segurança é a da garantia do livre direito de manifestação para quem não gosta da Copa, quem não quer futebol. Será garantida a efetividade e tranquilidade dos jogos, assim como a liberdade das torcidas de participar dos jogos da maneira que quiserem. Nós vamos garantir integralmente o direito da cidadania e teremos uma Copa do Mundo que vai ser exemplar para o resto do Brasil, como ocorreu nas manifestações de junho do ano passado", afirmou o governador.

Operação e gestão
Na sala operacional há um telão para a reprodução de imagens de 101 câmeras da Secretaria da Segurança Pública e EPTC. Ao todo, serão 2,1 mil câmeras, instaladas e incluídas gradativamente no sistema, por meio do programa Crack é Possível Vencer e convênios com Prefeitura de Porto Alegre, Beira-Rio, Arena do Grêmio, EPTC, Concepa, Trensurb e Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge). A sala operacional, que funciona 24 horas por dia, conta com 56 posições de despacho de viaturas e 48 posições de videomonitoramento. Há quatro posições de supervisão, ocupadas pela Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto Geral de Perícias e Susepe. A sala de atendimento ao 190 possui 31 posições com operadores 24 horas.

No espaço destinado à gestão serão disponibilizadas salas para reuniões e gerenciamento de crise, além de espaço para o Departamento da Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), Departamento de Comando e Controle Integrado, sala de eventos, Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge), Assessoria de Segurança da Copa (Ascopa), Central de Escoltas e Batedores, Sala de Assessoria de Imprensa, auditório e elevador panorâmico.

Texto: Daiane Roldão da Silva
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305