Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Centros de Testagem e Aconselhamento em HIV/DST do Estado participam de encontro

Publicação:

Profissionais que atuam nos 21 Centros de Testagem e Aconselhamento em HIV/Aids  no RS participam durante nesta terça e na quarta-feira (17 e 18) do VI Encontro Estadual de CTAs. O encontro, promovido pela Secretaria Estadual da Saúde, no Hotel Continental, objetiva qualificar o serviço prestado na rede público nestas unidades. Participam aproximadamente 50 servidores, sendo o tema deste ano, Diversidade Sexual.

No primeiro dia, haverá uma mesa-redonda: Diversidade sexual. Discutindo o invisível com a presença da médica psicanalista Drª Elizabeth Zambrano, do Juiz Federal Dr. Roger Raupp Rios e da professora Marina Reidel, o debatedor será Gustavo Bernardes, presidente do Grupo Somos Comunicação e Saúde. À tarde, acontece a oficina: Diversidade Sexual: repensando o que está posto. No dia 18, serão apresentadas experiências de serviços nos municípios gaúchos, discussão de casos, além do Programa Estadual de Hepatites Virais e da Nova Portaria de Diagnóstico para o HIV.

Para quinta-feira (19), bioquímicos, médicos e enfermeiros participarão de uma oficina para treinamento do uso de testes rápidos como diagnóstico do HIV. A realização dessa oficina será no Laboratório do Hospital Sanatório Partenon. Os CTAs são serviços de saúde que realizam ações de diagnóstico e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Nesses serviços, é possível realizar testes para HIV, sífilis e hepatites B e C gratuitamente.


O atendimento nesses centros é inteiramente sigiloso e oferece a quem realiza o teste a possibilidade de ser acompanhado por uma equipe de profissionais de saúde, que dão orientação na hora do resultado final do exame, independente dele ser positivo ou negativo. Nos casos positivos, os CTAs são responsáveis por encaminhar as pessoas para tratamento nos serviços de referência.

Ao procurar um CTA, o usuário desse serviço poderá passar por uma sessão de aconselhamento, que pode ser individual ou coletiva, dependendo do serviço. O aconselhamento é uma ação de prevenção que visa a oferecer apoio emocional ao usuário, esclarecer suas informações e dúvidas sobre DST e HIV/aids e, principalmente, ajudá-lo a avaliar os riscos que corre e as melhores maneiras que dispõe para se prevenir.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul