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Cerca de 500 professores do Projeto Piloto de Alfabetização são capacitados em Porto Alegre

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Professores de escolas estaduais e municipais que participam do Projeto Piloto para Alfabetização de Crianças com Seis, promovido pela Secretaria da Educação, estarão participando, até o final da semana, de capacitações sobre as três metodologias de ensino que integram a iniciativa. Na manhã desta terça-feira (4), tiveram início as formações do Instituto Ayrton Senna, de São Paulo, e do Geempa, de Porto Alegre. No interior do Estado estão ocorrendo as capacitações do Instituto Alfa e Beto, de Minas Gerais. Entre os participantes estão educadores do 1º e do 2º ano do Ensino Fundamental, além de coordenadores pedagógicos e gestores regionais. Na abertura da capacitação do Instituto Aryton Senna, realizada no Centro Universitário Metodista IPA, a diretora adjunta do Departamento Pedagógico da secretaria, Sônia Bier, responsável pelo Projeto Piloto de Alfabetização, expôs um histórico do primeiro ano de implementação da ação nas escolas públicas. Diante de 350 professores, ela destacou que “a partir deste trabalho, serão definidas as novas matrizes de habilidades e competências dos estudantes gaúchos”. A diretora enfatizou que a Secretaria da Educação tem a meta de fazer com que as crianças aprendam a ler e a escrever plenamente até os sete anos de idade ou no final do 2º ano do Ensino Fundamental de nove anos, conforme determina uma das metas do Compromisso Todos Pela Educação. A gerente de programas do Instituto Ayrton Senna, Maria Tereza Lancellotti, explicou que o desafio dos educadores é garantir o sucesso escolar dos estudantes no início do processo de construção do conhecimento. “Os professores, os coordenadores pedagógicos e os gestores públicos devem trabalhar com foco na aprendizagem e no sucesso dos alunos”, afirmou. Maria Tereza abordou questões metodológicas do instituto e expôs orientações sobre o sistema de avaliação e sobre o acompanhamento dos resultados das crianças ao longo da alfabetização. Na sede do Geempa, 90 educadores acompanharam a apresentação dos aspectos que influenciam na aprendizagem e na alfabetização das crianças com seis anos. O curso aborda, entre outros assuntos, a organização das turmas, estudos de textos sobre aprendizagem e planejamento de atividades didáticas. Até o próximo sábado (8), os professores também terão a oportunidade de participar de palestras com especialistas, que tratarão do processo de aprendizagem, dos aspectos filosóficos, antropológicos e psicanalíticos do aprender e da relação entre saúde e aprendizagem. O Projeto Piloto é desenvolvido pela secretaria em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/RS) e com a Unesco. A iniciativa teve início em abril de 2007, com a participação, por adesão, de escolas públicas estaduais e municipais de todo o Estado. Nessas instituições, as turmas do 1° ano do Ensino Fundamental foram alfabetizadas a partir de três metodologias pedagógicas diferenciadas. A Fundação Cesgranrio é responsável pela aplicação de teste de prontidão e pela prova de avaliação final. Em 2008, o Projeto Piloto está sendo estendido para novas turmas do 1° ano e continuado com os alunos do 2° ano do Fundamental. Outra novidade em relação a 2007 é que o projeto passa a receber apoio financeiro do Ministério da Educação.
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