Cerimônia de abertura do Mundial de Atletismo Master ocorre nesta terça

O XX Campeonato Mundial de Atletismo Master (XX World Master Athletics Championships Stadia 2013 - WMA) ocorrerá de 16 a 27 de outubro, em Porto Alegre. Pela primeira vez sediado na América do Sul, o evento vai reunir 4.158 atletas de 82 países, divididos em 14 categorias, dos 35 aos 99 anos, e competindo em 27 modalidades. As provas serão disputadas no Cete, Sogipa, Escola de Educação Física da UFRGS e, nas disputas de rua, serão utilizados o Parque Marinha do Brasil e a região da Orla do Guaíba.

Com uma movimentação intensa de atletas, imprensa, e autoridades, o Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete), se prepara para receber mais de cinco mil pessoas na cerimônia de abertura que se inicia nesta terça-feira (15), a partir das 19h.
Uma ampla estrutura está sendo concluída para garantir a segurança e o conforto de todos que prestigiarem as atrações da cerimônia. Praça de alimentação, arquibancadas e o trabalho de mais de 500 voluntários garantem o sucesso do evento.

Vale lembrar que o XX Campeonato Mundial de Atletismo Master é considerado como um teste dos setores de hotelaria, segurança, saúde e voluntariado para a Copa do Mundo do ano que vem. Os participantes tem até as 18h durante todos os dias do evento para realizar seu credenciamento e retirar seus kits no Cete ( Gonçalves Dias, 628).

Confira a programação completa da abertura:
19h: Abertura do evento, apresentação das autoridades presentes, patrocinadores e apoiadores.

19h05: Desfile das delegações - Alunos do Colégio Tiradentes carregarão as placas com os nomes dos 82 países, um atleta representante carregará a bandeira correspondente seguido dos demais atletas. Músicas brasileiras serão tocadas pela Orquestra Villa Lobos. O Colégio Tiradentes é um centro mantido pela Secretaria de Segurança Pública.

19h45: Desfile de bandeiras oficiais - Alunos do Colégio Tiradentes carregarão as bandeiras do Brasil, Rio Grande do Sul, Porto Alegre, WMA e Abram até os mastros.

19h55: Hino Nacional executado pela Orquestra Villa Lobos e bandeira nacional hasteada pela Brigada Militar. A Orquestra Villa Lobos é o resultado do trabalho de educação musical desenvolvido há vinte e um anos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos. O grupo artístico é composto por 40 adolescentes. A regente e coordenadora é a professora Cecília Rheingantz Silveira.

20h: Discurso das autoridades - Secretário estadual do Esporte e do Lazer, Kalil Sehbe - Presidente da WMA, Stan Perkins - Prefeito de Porto Alegre, José Fortunati -Secretário Nacional do Esporte de Alto Rendimento, Ricardo Leyser e Presidente da Associação Brasileira de Atletismo Master (Abram), Francisco Hypólito da Silveira.

20h20: Juramento dos atletas e árbitros.

20h30: Hino do Rio Grande do Sul executado pela Orquestra Villa Lobos

20h35: Apresentação de Invernada do DTG Sangue Nativo. O Departamento de Tradições Gaúchas existe há 18 anos no bairro Vila Nova, zona sul de Porto Alegre. O grupo se apresentará com 45 integrantes.

21h10: Apresentação da Escola de Samba Copacabana. Fundada em 1962, a escola tem sede no bairro Bom Jesus. O grupo se apresentará com 50 integrantes.

21h30: Fim da Cerimônia de abertura

Texto: Assessoria de Imprensa