Cervo encontrado na capital é transferido para hospital veterinário
Publicação:
O cervo encontrado esta semana na zona Sul de Porto Alegre foi transferido para o Hospital Veterinário da UFRGS nesta sexta-feira (17). O deslocamento do animal foi coordenado pela Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema). Segundo a chefe do Setor de Fauna da Sema, Thais Michel, o exemplar da família Cervidae foi transferido com segurança após receber cuidados adequados pela equipe de resgate.
Na chegada ao Hospital da UFRGS, especialistas em animais silvestres limparam o ferimento do animal e o medicaram. Os veterinários aguardam que os antibióticos façam efeito. A veterinária da Sema contou que foi constatado um deslocamento na parte inferior da mandíbula. "Pela gravidade da lesão, imagina-se que o animal pudesse estar ferido há alguns dias", explicou Thais.
O cervo será submetido à cirurgia e existe a possibilidade de não sobreviver. "Apesar dele estar aparentemente bem, ele corre risco de vida em função da gravidade da lesão e da complexidade da cirurgia. Os cervídeos são muito sensíveis a qualquer procedimento. Ele pode vir a óbito somente por causa de estresse, mas ainda tem o fator anestesia", alertou a chefe do Setor de Fauna da Sema. A cirurgia deve acontecer nesta segunda (20).
A operação de transferência teve auxílio da bióloga Cristiane Alves e da estagiária Karoline Viana.
Texto: Maurício Tomedi/Sema
Edição: Gonçalo Valduga/Secom